Importância do manejo de sistemas de irrigação

A irrigação constitui um conjunto de operações que é necessário ao atendimento das necessidades de água para as plantas-solo. Nesse conjunto encontra-se também o clima, o homem, além de outros campos do conhecimento intitulado conhecimentos básicos das ciências ambientais.

Os sistemas de irrigação é um conjunto de elementos que se integram e que atuam em conjunto visando um objetivo geral. Antes do início do programa de manejo da irrigação, é importante que se conheça a fisiologia da planta, ou seja, saber quais os períodos críticos de consumo de água e seus reflexos na produtividade.

A irrigação pode ser feita por vários métodos, os principais são por superfície, aspersão e irrigação localizada. Na irrigação por superfície são mais comuns os sistemas de inundação e sulcos, são limitados em relação aos terrenos e são os sistemas que consomem mais água. Na irrigação por aspersão é consumido menos água, porém necessitam de mais investimentos na aquisição de equipamentos. Já os sistemas de irrigação localizada, que pode ser por microaspersão ou gotejamento, consomem menos água e energia, além de maior economia na utilização de fertilizantes.

A irrigação eficiente dependerá dos vários fatores, tipo de plantação, solo, clima, entre outros.  É necessário conhecer as características do solo, como densidade aparente, granulometria, declividade, velocidade de infiltração básica, capacidade de água disponível, umidade de saturação, capacidade do campo, ponto de murcha permanente e curva característica do solo.

Os fatores climáticos também são importantes no manejo racional da irrigação, permite uma aproximação boa estimar a evapotranspiração, ou seja, o consumo de água de um determinado local, através da evaporação da água do solo e pela transpiração das plantas, ocorrida durante o processo de fotossíntese.

 

Fonte: www.agr.feis.unesp.br

 

Aprenda na prática a avaliar os sistemas de aspersão convencional e localizada (Gotejamento e Microaspersão).

Saiba como utilizar os programa irriplus e irrisimples no sistemas de manejo de irrigação.

 

 

Agricultura

Artigos

Destaques

Diversos

Irrigação

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.