A importância do balanceamento da dieta em bezerros

A dieta dos bovinos deve conter os nutrientes adequados que visa atender as necessidades de mantença (metabolismo e funções de respiração, digestão, manutenção da temperatura do corpo e locomoção), crescimento, reprodução e produção, dentre eles estão à água, proteína, fibra, minerais e vitaminas que podem ser encontrados nas pastagens e suplementos concentrados.

É necessário balancear a dieta para cada categoria animal usando a composição química dos alimentos, neste caso é preciso conhecer as necessidades de mantença do animal e de nutrientes para a produção final.

Ao nascer o bezerro é um animal monogástrico, ou seja, não ruminante e o estômago apresenta características diferentes do animal adulto. Nessa fase os animais não são capazes de utilizar alimentos sólidos e o leite deve ser oferecido, quando completar 45 dias o bezerro pode ser desmamado, passando a ser considerado um animal ruminante com habilidade para consumir volumosos e concentrados.

Da primeira semana em diante até o bezerro completar 30 dias de idade, deve ser oferecido o concentrado inicial com 18% de proteína bruta (PB) e 80% de nutrientes digestíveis totais (NDT), preferencialmente na forma peletizada. Após esse período pode ser oferecido concentrado na forma farelada, com dieta de 12 a 14% de PB e 75 a 80% de NDT. Ressaltamos que o concentrado deve possuir alimentos de qualidade, como milho, farelo de soja e mistura de minerais e vitaminas.

O volumoso oferecido também precisa ser de qualidade, o capim na forma verde picado ou feno, deve ser cortado com 30 dias de rebrota, garantindo a qualidade em termos de matéria seca (MS), PB, fibra em detergente neutro (FDN) e digestibilidade in vitro de matéria seca (DIVMS).

A água precisa estar limpa e fresca e sempre a disposição dos animais, desde a primeira semana de vida.

 

Fonte: www.cnpgl.embrapa.br/sistemaproducao/book/export/html/26

 

Saiba mais sobre as exigências nutricinais dos bovinos.

Aprenda na prática a fazer a avaliação de manejo alimentar em propriedades!

Bovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.