Mecanização agrícola

A mecanização agrícola visa o adequado uso dos equipamentos e máquinas agrícolas, alcançando ao máximo sua otimização e viabilidade na produção agropecuária, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.

No Brasil a mecanização teve início após a Segunda Guerra Mundial. O maquinário foi adquirido dos Estados Unidos e da Europa, e muitos não eram adaptados às nossas condições e pela precariedade das construções, as maquinas ficaram paralisadas. Os agricultores também não tinham peças para substituir as que estragavam.

Nos últimos anos a mecanização agrícola aumentou significativamente, mas como consequência aumentou o desemprego dos trabalhadores rurais, que foram substituídos pelas maquinas, seja por mão-de-obra excedente ou por não saber lidarem com a tecnologia.

Por outro lado a mecanização melhorou a qualidade de vida dos agricultores. O trabalhou tornou-se menos árduo e com pouco tempo o agricultor passou a produzir mais, consequentemente aumentando os lucros.

São esperados grandes avanços no setor, máquinas agrícolas com sistema informatizado que utilizam de computadores de bordo, GPS, sistemas de controle automático, sistema de estabilidade, sistema de posicionamento junto ao solo, quantidade de aplicação de insomos, entre outros.

A mecanização agrícola e sua crescente evolução trouxeram ao produtor maior qualidade e produtividade na agricultura, consequentemente maior lucratividade e melhores condições da propriedade e da família.

 

Fonte: http://agribrasil.blogspot.com.br

 

Agricultura

Artigos

Mecanização

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.