Nutrição alimentar de vacas leiteiras

A nutrição alimentar dos bovinos tem como objetivo a mantença, crescimento, reprodução e produção, podendo ser na forma de leite ou de carne.

            O leite produzido pela vaca leiteira é considerado um subproduto de sua função reprodutiva e ambos são dependentes de uma dieta controlada. É fundamental que a alimentação seja balanceada, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico, pois é possível assim, manter animais saudáveis e produtivos com uma margem de gastos que será compensado na lucratividade da empresa.

            A vaca, sendo um animal ruminante, tem capacidade de transformar alimentos não essenciais, como forragens e forrageiras aos não-ruminantes, em produtos de valor econômico. A busca por maior produtividade do animal não depende somente dos volumosos, como pasto, silagem e feno, ou seja, a alimentação deve ser complementada com uma mistura de concentrados, minerais e algumas vitaminas.

Em um sistema de alimentação eficiente estão presentes alimentos ricos em proteína, energia, minerais e vitaminas, para cada categoria animal do rebanho. Para alcançar dados necessários à boa alimentação é preciso organizar os dados das tabelas existentes sobre os animais e o tipo de propriedade. A combinação para formular a dieta ideal aos animai pode ser realizada de forma manual ou com a ajuda de programas de computador.

           

Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br

 

Saiba como fazer o planejamento estratégico de comercialização do leite.

 

Bovinos

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.