Sistema digestivo dos bezerros

As características anatômicas e fisiológicas apresentadas pelos bezerros logo ao nasceram não os caracterizam como animais ruminantes propriamente ditos. O leite integral é a principal fonte de nutrientes nas primeiras semanas de vida, já que o consumo de alimentos sólidos nesse período e pequeno.

Durante a amamentação os compartimentos do trato digestivo são desenvolvidos, e as maiores mudanças ocorrem no ruminorretículo, que será colonizado por microrganismos e desenvolverá a musculatura e mucosa. A velocidade de desenvolvimento dos compartimentos estomacais é diretamente influenciada pela nutrição adotada.

Com as práticas convencionais de aleitamento geralmente não é atendido às exigências nutricionais de bezerros leiteiros, visando o crescimento e desenvolvimento. Uma solução seria adotar o aleitamento acelerado, com restrições gradativas até a desmama, que permite alimentação em quantidades mais próximas das condições em que teriam acesso ad libitum ao leite.

Vem sendo indicado, o aleitamento em volumes crescentes nas primeiras semanas de vida, seguido pela redução gradual até o desaleitamento, uma vez que o fornecimento de grande quantidade pode resultar em menor consumo de concentrado nas fases iniciais, e em consequência menor desenvolvimento do rúmen quando o bezerro é desmamado.

 

Fonte: www.scielo.br

 

O que fazer quando há problemas durante o parto?

 

Artigos

Bovinos

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.