Produção ovina: como avaliar os animais

Para o sucesso da criação de ovinos preciso que o produtor treine os funcionários, construa um ambiente adequado para a criação e faça a observação periódica dos animais, oferecendo manejo sanitário e alimentício adequado à criação.

Através da observação diária é possível reconhecer o desenvolvimento de doenças que venham a acometer os animais ainda no início, possibilitando o tratamento com maiores chances de recuperação, principalmente em produções que não possuem um médico veterinário trabalhando todos os dias. O treinamento dos funcionários auxilia na distribuição das funções que ajudam o médico veterinário, quando houver sinal de algum problema com os animais, como a postura, o comportamento e o estado nutricional.

A postura diferente do normal pode ser indício de alguma doença. As principais alterações são animais com dorso arqueado; alterações na posição dos membros em relação ao corpo; animais com o pescoço esticado; entre outros.

Algumas doenças podem causar comportamento diferente, como excitabilidade, agressividade e inquietação, depressão, apatia, sonolência e perda do apetite. O estado nutricional pode causar verminoses e várias outras doenças que leva a perda da capacidade reprodutiva, de engorda, entre outras dos animais acometidos.

           

Fonte:  CPT Cursos Presenciais

 

Normas gerais sobre a inspeção e fiscalização da produção, do comercio e do uso de produtos destinados a alimentação animal.

Ovinos

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.