Doença dos cascos dos bovinos

Quando os animais sofrem com problemas relacionados ao casco, eles passam a não exercerem o papel de produção, já que os pés tem papel de sustentação e ajuda na locomoção das espécies. Assim, para que o animal seja produtivo precisa alimentar-se, e para que isso seja feito de maneira adequada, o animal, precisa estar confortavelmente de pé.

As doenças dos cascos são frequentemente diagnosticadas em rebanhos leiteiros, estabulados, pois neste tipo de criação a maior concentração de animais numa mesma área. As doenças dos cascos também podem ocorrer em animais confinamentos. As alterações no casco causa a queda de produção, podendo ocorrer envolvimento graves das articulações e outras estruturas profundas do pé.

As lesões dos cascos não são fatais, mas pode ser necessário o sacrifício dos animais, em decorrência das lesões mais graves causadas que torna economicamente inviável o tratamento do animal. A origem das lesões está associada ao manejo inadequado, condições de higiene, nutrição, entre outros.

As principais lesões associadas às  infecções são: dermatites digitais e interdigitais que têm início na pele e aparecem entre as unhas, por cima dos talões e caminham em direção à articulação ou para dentro da unha, se a infecção não for controlada em tempo. Flegmão interdigital quando há a inflamação rápida de toda pele entre os dedos, temperatura elevada, queda de produção e dor intensa. Inflamação da terceira falange éa lesão, provavelmente, causa da claudicação mais complicada.

Essas doenças têm como agente um germe ambiental e oportunista, que se aproveita de uma lesão mínima da pele para se multiplicar e causar alteração do animal. O tratamento para essas doenças é simples se for detectado o problema com precocidade. É preciso levar o animal ao tronco, levantar a pata acometida, lavar com água abundante, escova e sabão e, também usar uma solução de iodo a 30% e antimiótico para cercar a invasão por fungos secundários.

 

Ferramentas e equipamentos utilizados na técnica de casqueamento.

Doenças dos cascos e formas de tratamento.

Formas de prevenção e tratamentos de doenças.

Bovinos

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.