Funções administrativas em uma fazenda

Em uma fazenda é importante que os proprietários pratiquem a boa administração e gerência do negócio, assim possibilita que todos os recursos sejam aplicados de forma consciente, visando o crescimento e lucratividade.

O planejamento da fazenda compreende a definição dos objetivos, metas e ações. Ao iniciar cada ano é preciso prever as receitas e despesas da propriedade; programar os investimentos; estabelecer o cronograma de investimentos e calendários de manejo reprodutivo, alimentar e sanitário.

A organização da empresa estabelece as relações entre funções, pessoal e fatores físicos. A direção é estabelecida pela coordenação das ações que se deseja, via emissão de ordens e estratégias de motivação, dentre as ações estabelecidas na direção temos: preparar e expor com clareza e visibilidade a execução das tarefas seja de manejo reprodutivo ou sanitário; cobrar as ações previstas, definindo atribuições e recompensas aos envolvidos; cobrar as ações previstas de acordo com as responsabilidades de cada um.

O gerente da empresa também precisa atender todas as exigências legais de ordem trabalhista, fiscal, sanitária e ambiental. As exigências trabalhistas são assinar a carteira de trabalho, recolher os encargos, pagar as férias e 13º salário, emitir e assinar recibos de pagamentos. As funções fiscais são atender as exigências das autoridades tributarias federais e estaduais. Vacinar e declarar as ações de controle da aftosa e brucelose estão relacionadas às atividades sanitárias. As atividades relacionadas às exigências ambientais estão atender as exigências relacionadas com as áreas de preservação permanente, reserva legal, licenciamento ambiental e de disposição de resíduos.

 

Fonte: Embrapa

 

Conheça os principais métodos de pastejo e estruturação necessária para adequação do manejo da pastagem.

Importância do manejo sobre a produtividade e valor nutricional da pastagem.

Saiba metodologias para calcular o custo de produção de bovinos de corte. Clique aqui.

Artigos

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.