Época e idade de castração de bovinos

Há muito tempo a castração de bovinos é empregada em todo o mundo. Muitas técnicas foram testadas, aprovadas ou descartadas durante esse período. Foi percebido que a técnica empregada e o tempo do procedimento têm efeito substancial no tempo de recuperação e na dor percebida pelo animal castrado.

A castração pode ser feita por basicamente três métodos, sendo castração física, química ou hormonal, de acordo com o interesse de cada produtor e também com a indicação do médico veterinário, sobre qual seria o melhor método para cada determinada propriedade.

A melhor época para castrar os animais é aquela que haja mais benefícios do que prejuízos, ou seja, uma relação custo/benefício favorável. Porém, os dias frios são mais indicados tanto para o trabalho em si como para reduzir a incidência de moscas, mas dependendo da estação de monta utilizada e da idade que se pretende castrar os animais as épocas são definidas com base nesses critérios.

No que se relaciona a idade é importante saber que as consequências do procedimento dependem do momento em que é realizado. Antes da puberdade impõe a completa interrupção do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, devido à falta de hormônios produzidos pelos testículos, tornando o novilho bem diferente do touro. Animais castrados antes da puberdade não apresentam impulso sexual e adquirem um comportamento menos sujeito ao estresse.

A idade recomendada para a castração varia de acordo com a raça, o sistema de criação e o plano nutricional que é adotado na fazenda pelo produtor. Assim, em sistemas extensivos de engorda a pasto é recomendável fazer o procedimento por volta de seis meses antes da data estimada para o abate.

Os animais confinados ou semiconfinados tem o tempo diminuído em dois ou três meses e depende da condição corporal dos animais por ocasião da castração, assim podem ser castrados a partir dos 18 a 20 meses de idade até 24 meses.

 

Fonte: Conhecer

 

Conheca os métodos de castração bovina. Clique aqui.

Saiba mais sobre plano nutricional bovino. Confira aqui.

Bovinos

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.