Pastagem de gado leiteiro

Quando as pastagens tropicais são bem manejadas, elas sustentam grandes níveis de produção de leite, principalmente nas épocas mais favoráveis do ano, suprindo as necessidades de energia, proteína, minerais e vitaminas que são essenciais à produção animal.

A capacidade de suporte e o valor nutritivo do pasto influenciam diretamente na produção de leite. O valor nutritivo da forragem é avaliado pela sua digestibilidade e pelos seus teores de proteína bruta e de parede celular, características estreitamente relacionadas com o consumo de matéria seca.

Os bovinos selecionam a dieta a partir da forragem disponível, a prioridade é para as folhas mais novas, pois estas possuem maior valor nutritivo, posteriormente ingerem as folhas dos estratos inferiores e do colmo.

O pastejo seletivo, ou seja, o pastejo das partes mais nutritivas da planta permite que o animal compense o baixo valor nutritivo da forragem disponível, principalmente em determinadas épocas do ano. O manejo adequado dos animais e da pastagem possibilita que tais exigências sejam atendidas. Assim, é preciso corrigir o solo e fazer adubações de manutenção frequentes.

Implantação de vegetação em áreas degradadas. Veja aqui.

Conheça os distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar. Clique aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.