Relação entre engorda e lucros na criação do gado de corte

As empresas rurais podem ser descritas como as que exploram a capacidade produtiva do solo por algum tipo de cultura da terra, da criação de animais e da transformação de produtos agrícolas. As empresas rurais podem exercer atividades agrícolas, zootécnicas e agroindustriais.

Dentre as atividades temos a engorda de bovinos, que pode ser realizada de forma intensiva ou por confinamento, sendo esta muito utilizada por produtores que querem reduzir a idade de abate dos animais e liberar área de pastagem para outras atividades.

A análise de custos da atividade permite conhecer os resultados financeiros da empresa, e assim tomando decisões corretas. Assim, é preciso ter conhecimento sobre o tipo de empresa e de ambiente em que está inserida. A contabilidade rural é importantíssima para o controle financeiro e econômico da propriedade, aplicada às atividades agrícolas objetivando o estudo, registro e controle da gestão econômica das atividades praticadas pela propriedade.

A pecuária de corte se caracteriza por três fases distintas: cria, que é a atividade básica de produção de bezerros que serão vendidos após o desmame; recria, que começa a partir do bezerro adquirido, a produção e a venda do animal magro para engorda; e engorda, a partir do animal magro adquirido, a produção e a venda do animal gordo.

A engorda dos animais pode ser feita por três sistemas de produção: engorda extensiva onde os animais são engordados a campo e recebe como alimento somente o pasto, com suplementação de sal mineral; engorda mista ou semi-intensiva onde há uma associação entre as engordas extensivas e intensivas, de forma sucessiva ou simultânea; e engorda intensiva ou em confinamento onde os animais são reunidos em pequenos lotes e recebem alimentação controlada de volumosos e concentrados.

A escolha de cada sistema de produção dependerá do tipo de propriedade, recursos e como cada proprietário administra a fazenda de acordo com os gastos, visando o bom desenvolvimento e lucratividade da atividade.

Fonte: Revista da Escola de Negócios

Saiba técnicas modernas de avaliação de alimentos e manejo da alimentação Bovina. Veja aqui.

Princípios básicos da nutrição e digestão dos bovinos. Clique aqui.

Bovinos

Bovinos de Corte

Destaques

Mecanização

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.