GPS na agricultura: Conheça as vantagens

GPS na agriculturaO uso de GPS na agricultura tem se tornado cada vez mais comum, a tecnologia (Global Positioning System) e os equipamentos desenvolvidos, possibilitam a localização de qualquer indivíduo no planeta, com uma precisão muito grande.

Existem diversas marcas e modelos de receptores no mercado. E mais, são modelos portáteis, que podem ser menores do que um aparelho celular. Então, eles recebem e decodificam os sinais dos satélites, são verdadeiros computadores e apresentam várias funções.

Isto é, auxiliam na medição de áreas, determinação de coordenadas, navegação, armazenamento de dados, entre outras.
 
A agricultura tem forte representatividade no Brasil, é responsável por grande parte da pauta de exportação e do saldo da balança comercial. Portanto, é constante a busca por alternativas que proporcionem melhorias no desenvolvimento e na gestão das atividades. Ao longo deste artigo você receberá informações imprescindíveis sobre o assunto.
 
Como sabemos que você gosta de se manter sempre atualizado sobre a área agropecuária, trouxemos informações valiosas. Vamos ao conteúdo!

Utilização GPS na agricultura

A utilização do GPS na agricultura, trouxe consigo a criação do termo agricultura de precisão. Sua principal característica é a adoção de tecnologias avançadas, e surgiu com a utilização do GPS e o sensoriamento remoto. Dessa forma, é possível aplicar insumos agrícolas nos locais corretos e em quantidades adequadas a cada região, evitando deformidades na produção em função da aplicação homogênea. O uso do GPS na agricultura possibilita:
 
- A medição de áreas
 
- Planejamento do plantio
 
- Mapeamento em campo
 
- Amostragem de solo
 
- Direcionamento do trator
 
- Inspeção da colheita
 
- Analisar os tempos variáveis de aplicação
 
- Mapeamento da produção

Como o GPS pode auxiliar na prática da agricultura em grande fazendas?

Além das vantagens citadas acima, a utilização do GPS na agricultura possibilita aos proprietários trabalharem em condições de baixa visibilidade no campo. Assim, fatores naturais como chuva, poeira, névoa e escuridão são superados. Em resumo, as informações coletadas auxiliam na utilização correta da água e da terra. Imagine o tamanho da economia com a utilização do projeto de irrigação mais adequado para a propriedade.
 
Aproveite para aprender as técnicas para tornar sua irrigação mais eficiente, faça uma pausa e assista à palestra. Nela, os mestres em irrigação vão ensinar as características ideais para um bom projeto de irrigação.
 

 
A economia com fertilizantes também é impactante, é possível combinar melhor o uso deles e de outras correções de solo. Assim, delimitam os limites econômicos para o combate a infestações de pragas e ervas daninha, além de proteger os recursos naturais.

Importância da capacitação dos produtores rurais

Conforme observamos, a utilização do GPS na agricultura de precisão proporciona diversas vantagens. No entanto, para melhor uso da ferramenta pelos agricultores e profissionais da área é imprescindível a busca constante por treinamento e capacitação. A exatidão do sistema vai depender de vários fatores, dentre eles:
 
- Configuração do sistema durante o posicionamento para uso
 
- Frequência do sinal recebido pelo GPS
 
- A configuração do receptor
 
- Funcionário bem treinado
 
E por falar em treinamento, no CPT Cursos Presenciais, você tem a oportunidade de aprender com os melhores especialistas do Brasil. Além disso, os cursos abordam desde a área de planejamento na agropecuária, até a parte prática de produção. Já pensou no diferencial que você terá? Temos mais uma dica para te passar, corra para fazer sua inscrição na área que você mais ama, pois as vagas são reduzidas.
 

Vantagens do uso de GPS em máquinas agrícolas

A ideia de que o uso do GPS em máquinas agrícolas é luxo já ficou para trás, atualmente está acessível à pequenos e médios produtores. Além dos benefícios já citados anteriormente, é possível controlar remotamente as máquinas e aperfeiçoar as etapas de plantio e colheita. Então, através do controle automatizado e remoto das máquinas, ocorre uma diminuição das paradas, uma vez que elas passam a não depender mais dos seres humanos. Outra vantagem é a redução dos exageros na aplicação dos defensivos.
 
Agora conte para gente, você já usa essa tecnologia em sua propriedade? Clique aqui e saiba como aprender na prática!

Fonte: Cultura Mix e Jacto

 

 

Agricultura

Artigos

Curiosidades

Destaques

Notícias

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.