Capim Especial ajuda a impulsionar a Pecuária no Sul

Uma parceria entre Embrapa Pecuária Sul (RS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto), iniciada a cerca de três anos, vem gerando bons frutos.

As instituições criaram a cultivar de capim sudão, BRS Estribo, uma forrageira especial, disponível apenas uma vez por ano, durante o verão, e que vem superando as tradicionais forrageiras em qualidade, maior tolerância ao pisoteio e as mudanças climáticas, além de um ciclo maior, se o manejo for correto.  É ainda mais nutritiva, segundo os representantes das entidades envolvidas.

Sendo assim, em 2015 foi possível um ganho de R$ 77 milhões aos pecuaristas, juntamente com a venda da carne, diminuição dos custos da produção do leite e a venda de sementes.

O avanço pode ser comprovado ainda através do Relatório de Impacto Tecnológico da Embrapa, que apontou a área plantada com produto ultrapassou 330 mil hectares.

A pesquisa revelou ainda a vantagem na produção da carne, que chegou a 24 quilos a mais do que a  forrageira anterior, gerando um impacto de mais de R$ 35 milhões. 

Com o uso mais longo do BRS Estribo foi possível aos produtores diminuir os gastos com suplementos alimentares aos animais.

As instituições continuam trabalhando juntas no melhoramento das sementes em prol de novas forrageiras.

 

Esse tipo de capim auxilia na alimentação do rebanho colaborando com o produtor. Saiba mais.

Fonte: Canal Rural

Agricultura

Áreas

Artigos

Economia Rural

Fertilização

Floresta e Meio Ambiente

Irrigação

Legislações

Mecanização

Pecuária

Políticas Rurais

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.