Testes para atestar qualidade do leite

Manter a qualidade do leite ofertado aos laticínios com certeza é o maior desafio dos produtores, os consumidores prezam pelo respeito e pela qualidade do produto ofertado. Muitas vezes o leite possui qualidade físico-química, mas deixa a desejar na qualidade microbiológica. Um trabalho de conscientização deve ser realizado junto aos produtores para melhores condições higiênicas durante a retirada do leite.

O Programa Nacional da Qualidade do Leite emprega que novas normas de qualidade devem ser introduzidas, exigindo maior esforço do setor, para competir em um mercado cada vez mais exigente. Manter acima os níveis da qualidade do leite é necessário para produtores e indústria, já que o leite e derivados estão presente no dia a dia da população.

Faz se preciso o conhecimento referente à constituição e condições higiênicas que o leite necessita. O leite passa por testes no momento em que o produtor o leva para um centro processador ou industrial. A qualidade do leite tem que seguir alguns critérios como: Constituição físico-química; Extrato seco total; Extrato seco desengordurado; Gordura; Água; Densidade.

 

A qualidade do leite parte do produtor que deve investir na produção desde cedo para garantir lucros. Saiba mais.

Fonte: Embrapa

Bovinos de Leite

Curiosidades

Mecanização

Notícias

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.