Dicas de manejo em granjas

A criação de frango de corte é uma das atividades mais expressivas do país, ocupando lugar de destaque na produção e exportação. Sendo assim, o sucesso do setor depende diretamente das boas práticas de manejo, as quais irão gerar um produto que atenda as exigências de qualidade.  

Uma granja, portanto, precisa contar com alguns itens essenciais, sendo que o investimento requer a presença de um técnico capacitado, que desempenhe múltiplas funções, sendo o responsável direto pelos projetos de instalação, etapas produtivas, alimentação dos animais, orientação de funcionários, observações das principais necessidades do local, dentre outros.

O local precisa estar distante de outras atividades, como casas e outras criações, como de gado ou suínos, além de ser seco e arejado e ao mesmo tempo sem muitas correntes de ventos.

Outra informação importante é sobre a limpeza. O aviário precisa passar por processos periódicos de desinfecção, sobretudo antes das chegadas dos pintinhos, o que vai ajudar a eliminar microorganismos causadores de doenças.

A temperatura do local precisa estar sendo monitorada, para que os animais estejam confortáveis. No primeiro dia, o ideal é que esteja em 32° graus. Do 2° ao 7° dia, na casa dos 29° graus, e assim por diante, até chegar a uma média de 24°C.

Outro cuidado importante antes da chegada dos pintinhos diz respeito à água, que deve estar bem distribuída e limpa, além dos comedouros abastecidos.

 

Estas são apenas algumas dicas básicas, porém a granja requer uma atenção e itens propícios para a criação. Saiba mais.

Fonte: Avicultura Industrial

Áreas

Aves

Mecanização

Notícias

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.