O mercado do cogumelo no Brasil

Houve um tempo em que o cogumelo era praticamente inexistente no cardápio dos brasileiros, com baixíssimo prestígio, sendo restrito a um círculo pequeno de pessoas que prezavam por algo mais sofisticado.  Atualmente, o panorama é outro. Cada vez mais, restaurantes e as indústrias alimentícias têm utilizado o cogumelo, principalmente em pizzas, salgados, dentre outros, popularizando o produto, que deixou de ser tão caro e segmentado.

Mesmo assim, comparado a outros países, ainda consumimos pouco cogumelo. Enquanto Europeus chegam a consumir 4 quilos de cogumelo por ano, o brasileiro não chega a 170 gramas.

O produto, no entanto, tem potencial de crescimento no Brasil, pelo seu valor nutritivo, já que possui vitamina B e sais minerais, antioxidante e propriedades medicinais.

E este crescimento já pode ser observado, por exemplo, em São Paulo, onde fungiculturas, de pequeno e médio porte, registraram alta de 40% nas vendas deste produto, no último ano, de acordo com pesquisa realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Neste contexto, o produto brasileiro no mercado segue em franca expansão, sobretudo na opção in natura, ou seja, sem conservantes, o que é mais saudável e ecológico.

 

Com o aumento da produção atual, os produtores devem estar atualizados na qualidade do solo que são cultivados os cogumelos. Saiba mais.

Fonte: Revista Globo Rural

Agricultura

Áreas

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.