Evento destaca correção de solo, plantas de cobertura, manejo e conservação de água

A 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 15 ENPDP, realizado entre os dais 20 e 22 de setembro, reuniu em Goiânia, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Samambaia, profissionais do setor de agropecuária de todo o Brasil, tais como empresários, consultores, pesquisadores de instituições públicas e privadas.

Na oportunidade foram discutidos temas como correção do solo, plantas de cobertura, manejo e conservação da água, sempre com o enfoque em soluções que possam melhorar a vida do homem do campo e da produção agropecuária do país como um todo.

Uma das apresentações que ganharam mais destaque e elogios foi realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), por meio de seu representante, engenheiro agrônomo, pesquisador e professor, Godofredo Cessar. Na oportunidade ele discorreu sobre as possibilidades e técnicas de correção de solo disponíveis atualmente, os avanços neste sentido, e a importância de investimentos para que seja possível melhorar a rentabilidade do agricultor e diminuir o déficit hídrico, tema também bastante destacado.

Outra apresentação aplaudida foi realizada pela Universidade de Santa Maria, através do professor e doutor em Recursos Hídricos, Jean Minella. Na oportunidade ele abordou sobre as mudanças climáticas, bem como suas consequências, como as precipitações exacerbadas, estiagens, e como o agricultor pode se adaptar a estas mudanças sem prejuízos.

O evento contou ainda com a palestra do pesquisador Alexandre Cunha Ferreira, do Núcleo Regional Centro-Oeste da Embrapa Algodão, que destacou as estratégias de diversificação do sistema produtivo e produção de palha, visando o sistema de semeadura direta.

 

O manejo adequado com o solo é o que garante a muitos produtores o sucesso das plantações. Saiba mais.

Fonte: Embrapa

Agricultura

Mecanização

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.