Reunião dos Brics aborda soluções em prol da segurança alimentar mundial

O Brics, bloco econômico que representa 42% da população mundial e 14% do PIB do mundo, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, realizou no último dia 23 de setembro uma nova reunião voltada para o tema Agricultura e Desenvolvimento Agrário.  O evento aconteceu em Nova Deli, na Índia.

Na oportunidade o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Blairo Maggi, destacou a importância da união dos países membros com o intuito de promover políticas voltadas para a segurança alimentar mundial, o que depende do fortalecimento da agricultura.

Para tanto, o ministro salientou o papel brasileiro neste contexto, através do desenvolvimento de tecnologia e inovação, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Disse ainda que é o fortalecimento do setor agrícola é o melhor caminho para se erradicar a pobreza no mundo, o que exigirá um apoio maior das nações aos pequenos e médios agricultores, já que “sem produção não há comida”, enfatizou.

E por fim, Maggi sugeriu que os Brics criasse um grupo específico para tratar de temas relacionados à desburocratização do comércio agrícola e das exigências sanitárias, questões que, para ele, por vezes funciona como obstáculo para o livre comércio. Maggi finalizou a fala destacando a importância da sustentabilidade em escala global, e citou números brasileiros favoráveis a este tema.

 

O plantio colabora para economia de pequenos produtores. Saiba mais.

Fonte: Ministério da Agricultura

Agricultura

Economia Rural

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.