TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Monitoramento a favor da produtividade agrícola

O acesso às informações instantâneas sobre a produtividade da agricultura, bem como outros dados, são ferramentas essenciais para que sejam tomadas decisões administrativas, com vistas às melhorias dos processos e a análise de custo-benefício. Somente com os dados e informações coletadas é possível gerenciar, intervir, bater metas e fazer o negócio prosperar.

Assim, pesquisadores vêm trabalhando, nos últimos anos, em diferentes frentes da agropecuária com o objetivo de criar novos processos que possibilitem o gerenciamento das operações.

Há vários tipos de softwares com objetivos distintos, capazes de monitorar o desempenho de máquinas, produtividade, colheita, desempenho da mão de obra, dentre outros quesitos.

Estes podem variar de complexidade, de modo que há sistemas com simples transferências de dados e os que utilizam sensores acoplados em máquinas, por exemplo, para a emissão de sinais elétricos diretamente para uma planilha.

A informação e o conhecimento, sobretudo por meio de sistemas, já é o melhor caminho para a racionalização da produtividade e a promoção do crescimento do negócio.

 

A implementação do GPS na agropecuária facilitou o controle de muitos produtores. Veja aqui.

Fonte: Grupo Cultivar

Agricultura

Café

Feijão

Mecanização

Milho

Notícias

Soja

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.