Como evitar a mastite na produção leiteira

A mastite é um dos principais problemas relacionados à produção leiteira, causando prejuízos consideráveis.

Recorrente da inflamação das glândulas mamárias, essa enfermidade pode ser evitada se medidas corretas de manejo e boas práticas forem tomadas.

Os animais portadores desta doença apresentam geralmente, e de acordo com cada caso, inchaços, vermelhidão nas glândulas mamárias, além de secreção (pus).

A doença, que varia entre clínica e subclínica, interfere diretamente na produção leiteira, de modo que as taxas de gordura, lactose e proteína caem vertiginosamente.

O diagnóstico mais comum é através do teste de Contagem de Células Somáticas, sendo que quando o animal está com a enfermidade o número de células é maior, como uma forma natural de reação para combater as bactérias. 

Já o tratamento passa geralmente pelo processo de secagem da glândula mamária, com o objetivo de recuperá-la para próxima lactação, processo que requer rigorosos métodos sanitários.

Para o sucesso da produção leiteira algumas medidas de saneamento devem ser adotadas, produtores e gerentes técnicos devem procurar conhecer melhor a forma de gerenciar a atividade leiteira e evitar essas e outras possíveis complicações.

Saiba como avaliar esse e outros empecilhos que atrapalham no desenvolvimento da atividade leiteira. Confira.

Fonte: Equipe Revista Agropecuária

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.