Inseminação artificial de ovinos e caprinos

Os métodos de reprodução assistida representam um dos maiores avanços da medicina veterinária dos últimos anos. Sucesso na bovinocultura e suinocultura, estas técnicas vem também trazendo muitos ganhos para as criações de ovinos e caprinos, animais cujos produtos gerados possuem uma crescente tendência de demanda pelo mundo.

Com isso é possível acelerar o processo de melhoramento genético, gerando animais cada vez mais resistentes a doenças, com carne, leite e lã de qualidade superior.

A inseminação artificial ajuda ainda a evitar a transmissão de doenças veneras, gera animais de reprodutores muitas vezes de outro país, sem a necessidade da presença do mesmo, melhor controle zootécnico do rebanho, dentre muitas outras vantagens.

O processo de inseminação requer conhecimentos especializados, e pode ser realizados através de diferentes metodologias.

A opção por programas de melhoramento genético, por meio da inseminação artificial de ovinos e caprinos, tende a se ampliar, gerando demandas por mão de obra qualificada no assunto.

A determinação do momento da ovulação é crucial para o sucesso da inseminação, assim como os equipamentos utilizados neste procedimento. Confira. 

Fonte: Milk Point

Mecanização

Notícias

Ovinos

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.