A importância da irrigação na produtividade do gado leiteiro

A produtividade do gado leiteiro está intimamente relacionada à alimentação por meio de uma forragem de qualidade. Cuidar do manejo das pastagens é, portanto, uma das frentes de atuação mais importantes dentro de uma propriedade.

Dentro deste contexto insere-se a necessidade de implantação de um eficiente sistema de irrigação, o qual poderá trazer ganhos importantes para os produtores, como por exemplo, a não necessidade da alimentação suplementar por meio dos concentrados, gerando maior economia na produção.

Através da irrigação é possível ainda contar com forragens durante longos períodos, independente da estação do ano, e garantir a nutrição do animal.

Os benefícios deste item, porém, devem estar atrelados a outros fatores, como os cuidados contra a degradação do solo, a escolha do tipo de tecnologia de irrigação e sua manutenção, além dos conhecimentos técnicos necessários, já que a irrigação é algo bem mais complexo do que simplesmente “molhar o solo”.

Você sabe qual o sistema de irrigação mais viável para beneficiar sua produção? Quais decisões tomar para garantir o maior rendimento sem gastos desnecessários?

Confira algumas dicas sobre a irrigação e saiba aplicar as principais estratégias para maximizar sua produção.

Não perca tempo e amplie seu conhecimento sobre o assunto. Clique aqui. Gif de vaquinha

Fonte: Equipe Revista Agropecuária

Agricultura

Bovinos

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.