O correto fornecimento do colostro

O colostro desempenha um papel fundamental na nutrição do recém-nascido. Ele garante o fortalecimento do sistema imunológico nos primeiros meses de vida, evita doenças, além de ajudar a manter a temperatura corporal por conta dos níveis de gordura fornecidos. É também rico em proteína, vitaminas e sais minerais.

De acordo com pesquisas, é melhor que o colostro seja fornecido por meio de mamadeiras aos animais.

Isso para que seja possível verificar de antemão a qualidade do produto, através de análises específicas, e assim garantir que o produto não esteja infectado pela mãe.

Caso o produtor opte pelo fornecimento direto do colostro, é preciso que se tome uma série de cuidados com a assepsia do úbere e equipamentos de ordenha.

Estes são apenas alguns exemplos básicos sobre os cuidados de manejo para o correto fornecimento do colostro, substância determinante para a saúde do animal nos primeiros anos de vida e nos anos vindouros.

Saiba formular de forma correta uma alimentação balanceada para os bovinos desde os primeiros meses de vida até a fase adulta e garanta o melhor desempenho da produção. Confira.

Fonte: Portal DBO

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Cursos

Notícias

Parceiros

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.