Confira 4 dicas para ampliar a produção leiteira

A produção leiteira no Brasil atingiu nos anos anteriores mais de 34 bilhões de litros, de acordo com levantamento realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números, apesar de expressivos, ainda estão distantes da produção de outros países, como os Estados Unidos.

Para suprir a demanda interna, precisamos ainda importar leite de outros países. Desta forma, o aumento da produção leiteira no Brasil, de modo que nos tornemos autossuficientes, ainda é um longo caminho a ser trilhado.

Assim, o investimento em boas práticas que possibilitem a melhora da quantidade e qualidade da produção de leite tem sido um dos maiores desafios enfrentados por nossa pecuária.

De acordo com especialistas, não adianta o investimento em genética se outros itens importantes não contarem com o devido planejamento e cuidado.

Confira algumas dicas para alcançar o sucesso:

1°: Nunca poupar ração pensando que isso irá gerar economia, já que a produção de leite depende, em grande parte, de uma boa alimentação.

2°: Investir no manejo das pastagens, que é onde está o alimento diário do animal, e, se for preciso, incluir até mesmo um projeto de irrigação.

3°: Entrada do animal no tempo certo nas pastagens, aproveitando ao máximo a luz do dia e tempo de alimentação.

4°: É preciso que o produtor calcule a sua lógica de custos com alimentação ao gastar menos e produzir mais.

Estas são apenas algumas dicas básicas de como aumentar a produção leiteira, sendo que o assunto é amplo, e não se esgota neste artigo.

A qualidade das pastagens na bovinocultura colabora para alcançar o desejado sucesso. Confira um pouco sobre os sistemas de irrigação aplicados nas pastagens com o intuito de garantir a melhor qualidade dos nutrientes. Clique aqui.

Fonte: Canal Rural

Bovinos de Leite

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.