Boas práticas da criação bovina também estão no transporte marítimo

As boas práticas na criação bovina e que estão diretamente relacionadas à qualidade de vida e bem estar dos animais, é um tema cada vez mais recorrente. Isso porque está mais do que comprovado os impactos destas ações na produtividade, tanto para o gado de leite quanto o de corte.

O tema perpassa por várias etapas, sendo uma delas o transporte marítimo destes animais para o exterior. Desta forma, o setor brasileiro tem se organizado no sentido de promover treinamentos, palestras e tudo que possa aprimorar este processo, tendo em vista que o Brasil é um dos maiores exportadores de gado vivo do mundo.

A preocupação passa por diferentes detalhes, como a realização de relatórios de bordo, com a anotação de todas as ocorrências na viagem, a atenção aos critérios de embarcação, como rampas específicas, antiderrapantes, o treinamento de pessoas envolvidas e, enfim, as adequações dos navios que irão receber os animais; e estes são apenas alguns exemplos de temas relacionados.

Tais questões estão na pauta da auditoria fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da Coordenação de Boas Práticas e Bem-Estar Animal, que sempre realiza eventos voltados para todos os envolvidos, seja do setor público ou privado, de modo a reiterar a importância da obediência a estes critérios.

Uma das grandes preocupações diz respeito as condições das embarcações brasileiras, já que há uma frota bastante antiga e que ainda continua a realizar transportes. Em média, o transporte de bovinos do Brasil para o exterior costuma durar aproximadamente 20 dias, a depender das condições climáticas e do próprio navio.

Uma boa administração aplicada na bovinocultura de corte faz toda diferença desde o inicio do processo de criação até a venda no mercado. Saiba como garantir o sucesso e lucratividade nesse assunto. Confira.

Fonte: Agricultura

Bovinos

Bovinos de Corte

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.