TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Ações eficazes de manejo podem evitar as doenças respiratórias em bovinos

As doenças respiratórias em bovinos são bastante comuns e motivos de grandes preocupações de produtores de todo o mundo, já que causam quedas drásticas na produção, tanto na pecuária de corte como na leiteira. Isso, sem contar com os gastos com medicamentos.

Geralmente causada por vírus e bactérias, estas doenças são resultados do desequilíbrio entre as estruturas internas de defesa do animal com os fatores ambientais.

A ocorrência destas enfermidades está relacionada ao sistema imunológico. Mudanças de locais, transportes longos, proximidade com outras raças, troca repentina do tipo de alimentação, dentre outros fatores ambientais, podem ser o suficiente para deixar os animais vulneráveis.

Dentre as doenças respiratórias mais recorrentes, podemos citar a pneumonia, provocando quadros agudos e que podem inclusive levar ao óbito se não houver um tratamento eficaz. Há inclusive estudos norte-americanos, em algumas propriedades, que 70% da mortalidade das cabeças de gado está relacionada à esta doença.

A doença pode ser transmitida entre os próprios animais, principalmente em ambientes superlotados, com bovinos de diferentes idades e espécies, além de ambientes úmidos ou fechados, sem correntes de ar, o que contribui para a proliferação dos microrganismos causadores.

Os sinais clínicos mais evidentes da pneumonia são: febre, secreções, depressão, diminuição do peso, dentre outros. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames em laboratórios, juntamente com exames por imagem. Já o tratamento passa pelo fornecimento de medicamentos antimicrobianos, anti-inflamatório, sorológicos, dentre outros.

A doença pode ser evitada por meio de rígidos métodos de controle e manejo, que visem uma melhor qualidade de vida ao animal, como a higienização periódica, vacinação, ingestão do colostro para os recém-nascidos, isolamento dos animais doentes e evitar a mistura com animais de rebanhos de origem desconhecida.

Não perca seu lucro com a queda do rendimento de sua produção. Aprenda a ministrar os principais cuidados com bovinos relacionados a esse assunto. Confira.

Fonte: Saúde Animal

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Curiosidades

Cursos

Destaques

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.