TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Plantio direto como opção sustentável de inúmeros projetos agrícolas

As técnicas de plantio de modo a otimizar a produção agrícola e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade, vem ganhando relevância nos últimos tempos e se expandindo pelo mundo.  Uma delas é, sem dúvida, o Plantio Direto, que somente no Brasil já ultrapassou os 9 milhões de hectares.

Trata-se de uma forma de cultivo em que é suprimido o método convencional, por meio do movimento de terra, sendo a semente cultivada em locais com suas próprias características naturais, criando um ambiente ecológico e, ao mesmo tempo, produtivo.

São diversas as vantagens desta técnica, tanto para o agricultor quanto para o meio ambiente, como por exemplo, o controle dos processos erosivos e das plantas daninhas, conservação do próprio solo, eliminação de maquinário, menor utilização de fertilizantes, dentre outros.

Os resultados com esse método são obtidos principalmente por meio da rotação de culturas, tanto do milho quanto da soja, e devem ser feitos por profissionais altamente capacitados e que não podem deixar de levar em consideração muitos detalhes e cuidados, especialmente com a cultura do milho.

Em algumas culturas do milho neste modelo, aliás, tem sido encontrado um menor índice de nitrogênio, apesar do ambiente altamente orgânico. Assim, para suprir esta deficiência, o agrônomo pode incluir no projeto que contemple a inclusão de alguma leguminosa ou adubação nitrogenada.

Importante ainda que seja estabelecida uma medida entre as plantas para que não haja o risco no desenvolvimento se a densidade for excessiva, sobretudo por conta da umidade, sendo que a quantidade de sementes fará grande diferença neste caso. 

Escolher sementes de boa tolerância contra pragas e doenças é também outra dica importante para que o cultivo dê resultados, sendo muito importante que o profissional envolvido neste processo sempre busque novos conhecimentos como forma de aprimorar este ofício. 

Interesse como uma simples técnica pode resultar no sucesso da produção quando bem aplicada, não é mesmo?

Por isso, nós da Revista Agropecuária com o intuito de ampliar seu conhecimento trouxemos algumas dicas que podem ser o seu diferencial na qualificação e produção. Confira.

Fonte: Grupo Cultivar

Agricultura

Artigos

Curiosidades

Cursos

Destaques

Diversos

Mecanização

Milho

Notícias

Parceiros

Soja

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.