Prejuízos das queimadas para o solo

O Brasil é o país com maior número de florestas, tendo um território rico em recursos naturais, mas as queimadas são uma ameaça para destruição da fauna e flora.

As queimadas são utilizadas principalmente pelos agricultores com objetivo de limpar o solo, formação de pastos, cultivo de plantações, dentre outros.

A prática é mais utilizada por produtores com menores recursos financeiros, que não possuem maquinário especializado e também não tem informações sobre o trato correto do terreno.

A queimada traz benefícios para o solo?

O fogo utilizado em queimadas para “preparar” o solo não traz benefícios como os citados anteriormente ao produtor, pelo contrário, causa danos ao solo e aos demais recursos naturais. E provavelmente você já deve saber disso, não é mesmo?

Consequências das queimadas

Sob o ponto de vista agronômico, essa prática não ocasiona benefícios ao solo pelo contrário, as principais consequências das queimadas são:

-Eliminação de nutrientes fundamentais a qualquer cultura vegetativa, como o potássio, fósforo e nitrogênio;

-Mata microrganismos que auxiliam no desenvolvimento das plantas;

-Reduz a umidade do solo e acarreta a sua compactação, desencadeando o processo erosivo e outras formas de degradação do solo;

- Aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global;

-Poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas;

-Destruição de habitats naturais;

O solo é à base de todo o sistema agrícola, desta forma as queimadas geram prejuízos na produtividade das culturas e aumenta os custos de produção.

Quando as queimadas são permitidas?

Em alguns casos pontuais e extremos com aprovação de especialistas, a queimada é permitida, como por exemplo, em situação de emergência de fitossanitária, ocorrência de pragas e doenças na lavoura.

Como a irrigação pode ajudar?

O produtor que utiliza irrigação, indiretamente, ajuda combater as queimadas, já que deixa o solo mais úmido, mantendo as lavouras molhadas e nutridas, com isto os benefícios das colheitas podem ser ainda maiores.

A irrigação pode ser uma boa aliada em diversos fatores. Quer ficar pode dentro de outros detalhes?

Para aumentar seu conhecimento, trouxemos algumas dicas que ajudarão você a entender os benefícios da agricultura irrigada. Confira aqui.

E ainda tem um bônus para você que chegou até o final do artigo:

Palestra online GRATUITA sobre Técnicas para tornar a irrigação mais eficiente

Fonte: Equipe Revista Agropecuária

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.