Fique por dentro das principais doenças de cascos em bovinos

As doenças de cascos em bovinos estão entre as principais enfermidades que acometem o rebanho brasileiro. Elas são responsáveis por 60% das causas da claudicação. Em casos mais graves, a doença pode até comprometer a locomoção do bovino.

O desgaste dos cascos causa enormes prejuízos econômicos. O animal que é acometido pela enfermidade, por não conseguir andar direito, não se alimenta adequadamente e perde peso. Desta forma, há uma diminuição drástica na produção de leite, carne e também na reprodução.

Causas das principais doenças de cascos em bovinos

As causas das afecções nos cascos dos bovinos são multifatoriais. Elas podem estar ligadas a um problema de manejo nutricional, no ambiente que o bovino fica e até uma questão genética.

Geralmente, a doença acomete os rebanhos no qual o manejo do animal não ocorre de forma que sejam respeitadas as condições de higiene. Quando a alimentação também não é adequada, as chances do rebanho adquirir a enfermidade são maiores.

Outro fator decisivo é a exposição do rebanho à umidade excessiva, que acaba amolecendo as lâminas dos cascos, deixando o bovino mais predisposto a traumatismos. Pisos irregulares, de concreto, pedras ou cimento, também propiciam o aparecimento da enfermidade. Pois, as movimentações do dia a dia em pisos inadequados lixam e desgastam os cascos, fazendo com eles fiquem desiguais.

Principais doenças

São várias as doenças de cascos em bovinos. Dentre as principais, podemos destacar:

Laminite: É um processo inflamatório, que pode ser classificada em aguda, crônica ou subclínica. Sua causa está diretamente ligada a ingestão excessiva de grãos. Ela acomete estruturas sensíveis da parede do casco do animal e ainda, resulta na claudicação e deformidade permanente do casco.

Úlcera de sola: Ocorre uma lesão na junção da sola com o bulbo, que por sua vez, se associam a uma zona circunscrita de hemorragia e necrose localizada.

Doença da linha branca: Neste caso, há uma separação da sola e da parede da borda da sola dos animais. O cório é infectado a partir dessa fissura, depois há a formação de abscessos na subsola. Em casos mais graves, essa enfermidade pode afetar as articulações.

Podridão de casco: Se caracteriza como uma infecção necrótica, subaguda ou aguda, de origem em lesões na pele interdigital. Essa doença, ainda é uma porta de entrada para infecções.

Diagnóstico

O diagnóstico das doenças de cascos em bovinos é realizado de forma clínica, por meio da inspeção dos dígitos e sinais apresentados. Os bovinos podem apresentar sinais que vão desde uma sutil claudicação, apresentação de manqueira, relutância na locomoção ou até a total incapacidade de permanecer em estação.

Tratamento

Após a constatação da doença, o médico veterinário, será o responsável por recomendar o melhor procedimento e a duração do tratamento. Geralmente, após a confirmação do diagnóstico, o procedimento imediato é o isolamento do animal. Ele deve ser deslocado para um local seco, sem a oferta de concentrado e com forragem e água de boa qualidade.

Em alguns casos, são recomendados a administração de antiinflamatórios e antibióticos, que serão eficazes para combater os microrganismos causadores das afecções do casco.

Prevenção

Aderir a práticas preventivas e curativas podem trazer excelentes resultados. Alguns cuidados podem prevenir as doenças de cascos:

- Fornecer manejo nutricional equilibrado e balanceado;

- Ambiente higienizado, com piso seco e limpo;

- Realizar regularmente o casqueamento preventivo.

Como na maioria das enfermidades, a melhor solução para as doenças de cascos em bovinos é a prevenção. É aqui que entra as boas práticas do manejo nutricional, que são fundamentais para impedir a patologia. Fique por dentro de como utilizá-lo como aliado no combate a esta e outras doenças:

Manejo Nutricional de Gado de Corte

Ainda ficou com alguma dúvida sobre casqueamento? Veja mais informações:

Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos

E se você quer aliar a nutrição às principais técnicas reprodutivas para aumentar sua eficiência na reprodução bovina, temos uma ótima solução:

[Palestra Online GRATUITA] Como Aumentar a Eficiência na Reprodução Bovina

Fontes: Fundação São Jorge

             Ouro FIno Saúde Animal

 

  10

Bovinos

Cursos

Destaques

Notícias

Parceiros

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2018 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.