Nutrição de suínos: entenda mais sobre as fases de alimentação

Nutrição de suínos: entenda mais sobre as fases de alimentaçãoA criação de suínos tem ganhado destaque na economia nacional e se apresentado como uma excelente oportunidade de investimento no agronegócio. Por isso, cada vez mais, essa pecuária necessita da aplicação de tecnologias, principalmente quando pensamos na nutrição de suínos. Dessa forma, o fornecimento de alimentos deve ser pensado para que maximize o desempenho do animal com o menor custo de produção possível. Assim, há uma grande exigência da atenção dos suinocultores na escolha cuidadosa da formulação de rações e a mistura correta dos ingredientes.

Os suínos possuem o trato digestivo relativamente pequeno, com baixa capacidade de armazenamento. Por isso, necessitam de dietas bastante concentradas e balanceadas para terem alta capacidade de digerir os alimentos.

Você sabe qual o modelo de nutrição de suínos ideal para sua criação? Um manejo nutricional adequado é variável de acordo com a fase do animal. Veja em seguida os principais estágios da alimentação.

Fases de alimentação dos suínos

Primeiramente, quando pensamos na nutrição de suínos, é importante levar em consideração as fases de alimentação desses animais. Isso porque, para que a criação atinja seu melhor desempenho e ofereça um produto de melhor qualidade, é preciso antes pensar na nutrição ideal para cada estágio do animal. Assim, além de oferecer uma dieta que permita alcançar as metas traçadas, se promove o bem-estar do animal e, esse conforto, contribui em diversos aspectos para o seu resultado. 

Dessa forma, quando pensamos nas fases de alimentação dos suínos, considerando seus estágios ao longo da vida, temos:

  • Gestação: nesta fase deve-se restringir a energia da dieta das fêmeas, mantendo somente os demais nutrientes.

  • Lactação: há uma maximização do consumo de alimentos nesse estágio, com o objetivo de aumentar a produção de leite para os leitões.

  • Leitões do nascimento ao desmame: é importante que os animais recebam nesse ciclo o colostro antes das primeiras 24 horas de vida. Ele serve como fonte de energia e fornece anticorpos necessários para o crescimento, além de proporcionar aos suínos resistência a diversas enfermidades.

  • Leitões pós-desmame: é uma fase complexa e delicada no ponto de vista nutricional. Pois, nessa fase os animais substituem a alimentação líquida (leite) para a sólida (ração).

  • Crescimento: essa etapa inicia aos 25 kg e vai até os 60 kg. Ela representa cerca de 25% dos custos de alimentação, é aqui que acontece o crescimento do tecido magro do animal. Por isso, seus níveis nutricionais precisam ser diferenciados.

  • Terminação: representa a maior parte dos custos com a alimentação do animal, vai dos 60 kg até o seu abate.

Fatores determinantes para a nutrição de suínos

Como vimos no tópico anterior, a fase da vida do animal fala bem de suas necessidade. Assim, os nutrientes exigidos são variáveis, fazendo com que a nutrição de suínos também precise englobar essas diferenças. Diversos fatores, além da fase, são responsáveis  por essa variação. São eles:

  • Potencial genético;

  • Idade;

  • Sexo;

  • Peso;

  • Fase produtiva.

Dessa forma, deve-se levar em conta todas essas diferenças para se obter a máxima eficiência produtiva do animal.

Sistemas de engorda na nutrição de suínos

Mesmo que diversos sistemas de nutrição de suínos sejam aplicados durante o período de engorda, grande parte da alimentação desses animais ocorre por meio de farelos, rações trituradas, alimentação seca ou mista. Independente do sistema fornecer o alimento de forma dosada ou a vontade. Ainda nesse aspecto, alguns produtores são adeptos da alimentação úmida ou líquida pelo fato de ser facilmente digerida, e aparentemente proporcionar maiores pesos aos suínos. O soro de leite e resíduos da produção da cana-de-açúcar e cerveja são alguns exemplos desse tipo de alimentação.

Contudo, apesar de proporcionar a engorda do animal, a alimentação líquida tem a desvantagem de não garantir boas carcaças em virtude de maior teor de gordura. Dessa forma, quando comparada com a dieta sólida ela se mostra em pequena desvantagem. Isto porque, a segunda proporciona carnes mais magras e consequentemente menor peso. Como o mercado tem privilegiado carnes desse tipo, é cada vez mais comum o investimento em genética para sua obtenção.

Sendo assim, é preciso que o produtor avalie quais os custos e benefícios de cada tipo de nutrição de suínos, para entender qual das opções é mais rentável para seu negócio. De toda forma, o retorno positivo só vai acontecer se o suinocultor tiver os conhecimentos necessários para proporcionar aos seus animais a melhor alimentação.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Conheça os Cursos Online na Área de Suínos da Suínos e Aves!

Fonte: Suínos e Aves e Nutrição e Saúde Animal

Cursos Online na área de Suínos

Cursos

Destaques

Pecuária

Suinos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.