Gestão da fazenda: 5 passos fundamentais para uma propriedade de sucesso!

Muitas vezes o assunto gestão da fazenda costuma preocupar os líderes das propriedades. Não é para menos, afinal, o sucesso da atividade depende diretamente dos comandos de um gestor. Ter uma propriedade bem gerida não significa a inexistência de problemas. Mas, sim a persistência de uma equipe sólida, preparada para tomar decisões nas mais diversas situações.

Para que isso aconteça, as pessoas que trabalham na propriedade precisam se sentir parte dela. E isso é possível por meio de líderes que reforçam e valorizam suas equipes. Muito diferente dos perfis mandões e ditadores que se via antigamente. Além disso, é preciso haver um acompanhamento financeiro que auxilie o produtor durante a tomada de decisão.

Mas sabemos que são muitos desafios e nem sempre é fácil escolher o caminho certo. Por isso, trouxemos algumas dicas neste artigo que vão ajudá-lo a seguir rumo ao sucesso.

Fique com a gente até o final e boa leitura!

#1- Tenha metas e objetivos claros

É fundamental saber exatamente o patamar que a propriedade e a atividade almejam alcançar. O objetivo representa a bússola que norteia o gestor sobre o seu destino final. A partir deste ponto inicial é possível traçar meios e estratégias que aumentam as chances de um projeto bem sucedido.

As decisões tomadas precisam ser baseadas em fatos e estimativas realistas da propriedade em questão. Fica mais fácil identificar as tarefas e as pessoas mais indicadas para realizar cada uma delas. Após a definição dos objetivos pelo gestor, o desenvolvimento de planos, ações e padrões de desempenho, são o próximo passo.

# 2 - Conhecimento de negócio

De maneira geral os proprietários de fazendas conhecem bastante sobre a atividade que desempenham. O criador de gado de corte sabe que o animal precisa de uma nutrição adequada, ser manejado de forma correta, entre outros detalhes. Porém, as fazendas são hoje verdadeiras empresas rurais, e apenas os conhecimentos sobre a criação já não são mais suficientes para tocar o negócio.

A propriedade precisa ser encarada com uma empresa rural e isso interfere diretamente na maneira como o negócio é tocado. A profissionalização dos negócios rurais já uma realidade sem volta e as decisões são tomadas com base em indicadores.

# 3 - Atenção total aos indicadores da propriedade

Assim como em qualquer outra empresa, os números da fazenda precisam ser acompanhados de perto. Não faz sentido conhecer a propriedade como a palma da mão e desconhecer o caminho que os recursos financeiros estão percorrendo. Assim, é fundamental ter dados claros que indiquem os custos de produção da sua propriedade. Caso contrário, é como trabalhar no escuro sem saber se está no rumo certo.

Não importa a forma escolhida para agrupar as informações financeiras, mas os dados a precisam estar bem claros e de fácil acesso. A propriedade rural tem características contábeis bem específicas e para reduzir os custos é preciso conhecer os fatores que exercem influência sobre eles.

Com base no controle das informações a seguir, é possível identificar a receita final do negócio, para cobrir os gastos e planejar possíveis reservas e reinvestimentos. Confira:

  • Volume do que foi produzido (litros/arroba/toneladas/caixa);

  • Depreciação dos equipamentos;

  • Custos variáveis;

  • Custos fixos.

Ter estes indicadores sempre em mãos, representa uma importante ferramenta no processo de tomada de decisão. Que se torna mais rápida, com maiores chances de acerto e cria uma vantagem frente aos concorrentes. Conhecendo o seu ambiente interno, o gestor estará muito mais preparado para enfrentar as dificuldades de um ambiente externo cada vez mais complexo.

# 4 - Antes de ser um bom gestor é preciso ser um líder

Uma propriedade pode ter as melhores instalações, boa genética do rebanho e melhores suplementos. Porém, nenhum recurso será suficiente se a gestão da fazenda não passar pelo alinhamento dos recursos humanos. Todos os outros insumos vão por água abaixo sem uma equipe motivada a fazer o que precisa ser feito. Uma equipe que reconhece no seu chefe um bom líder, estará muito mais disposta a percorrer o caminho necessário para atingir as metas.

O gestor da fazenda precisa criar condições e deixar claro o que se espera de cada membro da equipe. Outro ponto importante passa pela análise e identificação do perfil de cada funcionário da fazenda. Algumas características são bem comuns entre os líderes de sucesso. Listamos algumas, confira:

  • Transmite confiança ;

  • Valoriza o trabalho bem realizado;

  • Enxerga a importância de cada membro da equi;

  • Oferece meios para o aperfeiçoamento individual e coletivo;

  • Deixa o seus subordinados a par dos acontecimentos importantes;

  • Evita diferenças entre o seu posicionamento e o dos subordinados.

# 5 - Acompanhamento constante das mudanças no mercado

Capacitar as pessoas é um importante ponto da gestão da fazenda, aliás, na maioria das vezes é difícil encontrar profissionais que já venham com a preparação necessária. Além disso, houveram diversos avanços em relação às técnicas e tecnologias. E o gestor não que acompanha estas mudanças, está colocando em risco toda a atividade.

O despreparo dos trabalhadores pode causar desperdícios e interferir diretamente na performance da propriedade rural. Além disso, é considerado a principal fonte de acidentes. A capacitação realizada por instituições e profissionais de qualidade, garante não só melhores condições de trabalho, como de renda.

Por meio dos passos sugeridos, a gestão da fazenda vai ficar muito prática e com maiores chances de sucesso. Se a atividade que você desempenha esta voltada para agropecuária, temos uma super dica: CLIQUE AQUI e veja como melhorar a eficiência da sua irrigação!

Fonte: Canal Rural, Procreare e Mega

Áreas

Artigos

Curiosidades

Cursos

Destaques

Economia Rural

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.