Conservação do solo: a importância da irrigação

Conservação do solo a importância da irrigaçãoUm desafio comum aos setores de agropecuária, agricultura e meio ambiente é a degradação do solo. Esse processo é um problema ainda maior, quando não combatido, já que suas consequências afetam todos os setores e ainda comprometem a produção para as gerações futuras. 

Indo na contramão da sustentabilidade, é cada vez mais evidente o aumento dos quadros de erosão, infertilidade, assoreamento e degradação dos recursos devido à má utilização do solo. Assim, as táticas para a conservação do solo entram em ação como aliadas para evitar danos mais permanentes.

De forma simples, a erosão acontece quando ocorre o desprendimento acelerado de partículas que constituem o solo, normalmente causada por ação de água ou vento. Pensando nisso, o manejo de irrigação é uma prática que auxilia na conservação do solo, já que, com o bom manejo, é possível disponibilizar a quantidade certa de água também para a planta. 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância da irrigação na conservação do solo e quais as medidas mais simples que geram um grande impacto na produção. Confira!

A importância da irrigação na conservação do solo

Para que fique clara a importância da irrigação na conservação do solo, é preciso entender alguns pontos. O primeiro deles é: o que é o manejo de irrigação? Trata-se de  o conjunto de práticas e técnicas que são utilizadas na administração da água disponível para as plantações, considerando o sistema de irrigação aplicado na cultura.

O segundo ponto, é o modo como o manejo de irrigação auxilia na conservação do solo. Essa relação fica mais evidente quando pensamos que, para a melhor implantação dessa prática, é necessário que o produtor faça uma análise do solo, das condições gerais da cultura e de como está implementado seu sistema de irrigação. Assim, fica claro como a aplicação do manejo de irrigação adequado permite o uso racional da água evitando, inclusive, que o excesso de irrigação causa a degradação do solo.

Pensando na prática, nas regiões de baixos índices de pluviométricos ou em culturas que não dispõem de água suficiente para suprir suas necessidades durante todo seu ciclo vegetativo, a irrigação assume um papel crucial para garantia de uma boa safra. Assim, o manejo de irrigação evita a ocorrência de salinização do solo em regiões com alto índice de evaporação.

Apesar do peso que a irrigação tem na conservação do solo, ainda é comum encontrar sistemas de irrigação sem um  projeto adequado ou que não leva em consideração as necessidades da cultura. Adotar esses sistemas sem projeto gera grande desperdício de água e frustração ao produtor que não obtém o resultado desejado. Dessa forma, o manejo da irrigação e do solo possibilita a utilização de áreas destinadas ao plantio sem degradar os recursos. Assim, se aumenta o tempo de uso, diminui os investimentos financeiros na recuperação do solo e na conservação da água.

Medidas simples para a conservação do solo

Pensando nesse cenário, existem algumas medidas simples que podem ajudar a diminuir a degradação do solo. Além disso, ela pode ser amenizada usando um conjunto de medidas práticas e técnicas bem planejadas, voltadas para conservação e manejo adequado.

Assim, seguem as medidas simples que podem auxiliar o produtor com a conservação do solo:

  • Uso de adubação orgânica ou de origem mineral em solos com baixa concentração de nutrientes;

  • Melhorar a frequência na rotação de culturas;

  • Utilização de técnicas de correção da acidez do solo, quando há necessidade;

  • Análise do tipo de solo para utilização de maquinários adequados.

Contudo, para que essas medidas tenham o resultado desejado, é preciso que a propriedade possua um bom projeto de sistema de irrigação e que, o manejo aplicado seja o adequado. Portanto, é fundamental o conhecimento por parte do responsável pela cultura irrigada, já que as orientações e funções relacionadas ao manejo de irrigação estão ligadas a ele. Pensando nisso, a experiência e a prática adquirida por essa pessoa serão fatores determinantes nos bons resultados da plantação. 

Por fim, se você busca o conhecimento necessário para garantir a conservação do solo da sua propriedade, temos uma ótima dica: CLIQUE AQUI  e saiba como aprender como projetar e manejar sistemas de irrigação na prática!

Fonte: Irrigat, Boas Práticas Agronômicas e Embrapa

Cursos na área de irrigação

Agricultura

Artigos

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.