Importância de avaliar a qualidade da água para irrigação

Importância de avaliar a qualidade da água para irrigaçãoA água é um recurso com papel essencial para a vida em geral. Na agricultura ela é praticamente a base para o desenvolvimento de plantas. Tanto a quantidade quanto a qualidade fazem a diferença na produção. Por isso, vamos mostrar como avaliar a qualidade da água para irrigação é importante para o sucesso de todo o projeto. 

A presença de ferro e manganês e as altas concentrações de sólidos solúveis são consideradas inimigos para as tubulações, podendo causar entupimento ou falhas. Este tipo de situação prejudica o desempenho dos equipamentos e, consequentemente, influencia diretamente a qualidade do plantio.

Portanto, para uma boa avaliação da qualidade da água para irrigação deve-se considerar um sistema de separação de impurezas e o conhecimento aprofundado das características da água que será utilizada durante o processo. 

Critérios e parâmetros para analisar a qualidade da água

Quando se diz respeito a qualidade da água para procedimentos de irrigação, basicamente se observa a salinidade, a sodicidade e a toxicidade. Na salinidade, o critério é de análise da presença de altas concentrações de sais na água. Se a condutividade elétrica já é maior que 0,75 d/m existe o risco de salinidade. O principal efeito do uso inapropriado dessa água é o efeito osmótico e a diminuição dos rendimentos de cultivo. 

No caso da sodicidade, o excesso de sódio causa deterioração da estrutura do solo gerando quedas na produtividade. Para evitar esse problema se analisa a porcentagem de sódio trocável (PST). 

Por fim, a toxicidade diz respeito ao estudo fitotóxico de certos íons específicos que podem afetar o crescimento e produção das plantas, independente do efeito osmótico. O Boro, em grande quantidade, por exemplo, pode causar toxidez às plantas. 

Existem ainda outros critérios de análise da qualidade da água, tal como o excesso de nitrogênio e a presença de elementos em suspensão ou dissolvidos. Importante reforçar que para fazer a interpretação da qualidade da água para irrigação, os parâmetros que serão analisados devem estar relacionados com seus efeitos no solo, na cultura e no manejo da irrigação. Esses efeitos serão levados em consideração para controlar ou compensar os problemas relacionados com a qualidade hídrica. 

Como analisar a água?

Já sabemos que o diagnóstico dos riscos potenciais associados à qualidade da água tem grande importância para a irrigação. Por isso, o mais recomendado é fazer uma análise completa da água. Alguns diferentes dispositivos podem ajudar nessa medição. 

Cabe aos técnicos agrícolas, agropecuários e agricultores a responsabilidade de definir qual será o tipo de análise realizada. Para determinados parâmetros podem ser observados mais de uma técnica analítica, unindo métodos clássicos a métodos instrumentais. O primeiro método tende a ser mais rápido e sensível, enquanto o instrumental costuma ser mais exato. 

Alguns dados que podem ser analisados com uma amostra são: 

  • pH,

  • Sólidos Suspensos,

  • Na (sódio),

  • K (potássio),

  • Ca (cálcio),

  • Mg (magnésio),

  • Condutividade Elétrica,

  • Índice SAR. 

A importância de se capacitar na área 

Já vimos que a qualidade da água é um aspecto fundamental para o sucesso da utilização de sistemas irrigados. Se negligenciada, a irrigação poderá produzir efeitos negativos na condução de uma cultura comercial e até mesmo servir como contaminação da população, por meio da ingestão dos alimentos que receberam a água contaminada. 

Para não passar por problemas indesejáveis é necessário algumas compreensões, como quais são os principais métodos de irrigação, as estratégias para melhorar a eficiência do sistema e analisar a qualidade da água de irrigação. A qualificação pode te ajudar nesse processo. O curso de projetos de sistema de irrigação te ajuda a garantir rendimentos positivos. Veja mais informações aqui. 

Fonte: CPT Cursos Presenciais; SILVA, I., FONTES, L., TAVELLA, L., OLIVEIRA, J., OLIVEIRA, A. - Qualidade de Água na Irrigação - ACSA; Instrusul; ALMEIDA, O. - Qualidade da Água de Irrigação - Embrapa; Qualidade da Água para Irrigação - UNESP (Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos)Laborsolo.

Agricultura

Áreas

Artigos

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2021 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.