Vacinas e doenças do rebanho bovino

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF

vacinação de aftosa

vacina contra a febre aftosa, doença altamente contagiosa que afeta os animais que possuem dois dedos, varia de acordo com o Estado e também de acordo com o calendário de vacinação de cada cidade.

Já a vacina contra a raiva é obrigatória em alguns Estados, tendo em vista que é uma doença infecto-contagiosa do sistema nervoso que tem como agente etiológico o vírus Rabdovírus, que acomete os animais, a infecção viral é fatal em praticamente 100% dos casos. A vacina deve ser feita anualmente ou de seis em seis meses, dependendo do risco.

As vacinas relacionadas à reprodução são contra a Leptospirose, IBR e BVD, doenças relacionadas a perdas embrionárias, abortos, retenção de placenta e repetições de cio. Essas vacinas são feitas todos os anos no caso de IBR/BVD e semestralmente no caso da leptospirose.

Existem vacinas para outras moléstias como a clostridiose, o botulismo, a mastite ambiental, a diarreia neonatais, a brucelose, dentre muitas outras moléstias. Assim, as vacinas são a maneira mais eficiente e barata de se evitar doenças e consequentemente perdas econômicas nos rebanhos.

Como avaliar a saúde dos bovinos?

Quais problemas mais frequentes que ocorrem na criação de bovinos?

O que fazer para  prevenir  doenças em bovinos?

Fonte: Revista Mundo do Leite

Adaptação: Revista Agropecuária

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos

Primeiros Socorros em Bovinos2

Veja Também

Comentários

Deixe seu comentário

Receba nossas novidades!

Digite seu e-mail:

Curta nossa página


Tire suas dúvidas Preencha os campos abaixo