TUDO O QUE AINDA NÃO TE CONTARAM SOBRE TRANSGÊNICOS

Conheça os principais tipos de pastagens

A escolha do tipo de forrageira utilizada dependerá do clima, solo, tipo de rebanho e condições do proprietário.

Para maior sucesso na escolha é bom consultar um profissional, que irá indicar os tipos de forrageiras que melhor se adaptam em sua propriedade, ou você mesmo, proprietário, por meio de cursos de capacitação estará apto para a escolha e diferenciação da melhor pastagem.

As pastagens brasileiras são divididas em três categorias: natural, nativa e artificial. Definimos aqui um pouco de cada uma para você entender um pouquinho mais sobre o assunto:

Pastagens naturais: são as vegetações originais que com o decorrer do tempo foram ganhando vida e valor, nelas encontramos espécies de herbáceas, gramíneas, não gramíneas e arbustos.

Pastagens nativas: é o tipo de vegetação espontânea que possui algum tipo de valor forrageiro, esse tipo de vegetação cresce após a destruição da vegetação original.

Pastagem artificial: é composta de espécies exóticas ou nativas, onde já não existe a vegetação original. Este tipo de pastagem é dividido em permanente que pode durar até trinta anos e em temporárias que podem durar seis meses.

O Brasil tem mais ou menos 180 milhões de hectares de pastagens, dentre estes aproximadamente 110 milhões de hectares são de pastagens artificiais que são cultivadas com muitas variedades de capins como os do gênero BrachiariaSpp; gênero Panicummaximum; gênero Andropogon; gênero Cynodon.

Um fator primordial na escolha e manutenção das pastagens é o tipo de irrigação utilizada, principalmente se a pastagem for induzida para a bovinocultura.

Saber calcular de forma exata a viabilidade da irrigação é essencial para garantir um bom pastejo e sucesso da produção.

E você por acaso já imaginou as inúmeras vantagens que a irrigação pode proporcionar para seu cultivo e pastagem?

Dessa forma, ampliar o conhecimento sobre o assunto faz toda diferença.

Saiba como analisar a forma mais econômica e vantajosa da utilização intensiva de pastagens e principais métodos de irrigação. Confira aqui.

Fonte: Equipe Revista Veterinária

Agricultura

Áreas

Artigos

Cursos

Destaques

Diversos

Fertilização

Irrigação

Mecanização

Notícias

Parceiros

Pastagens

Pecuária

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2017 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.