Irrigação localizada: Aproveite melhor a água

 

A irrigação localizada vem sendo muito utilizada em diversas culturas no Brasil e no exterior. Este sistema é empregado em culturas frutíferas, flores, olerícolas e também na área de jardinagem. Então, a ideia central é fazer uma irrigação eficiente, onde a água que é um bem escasso e valioso, passa a ser direcionada para a região radicular das plantas. E mais, o volume de água destinado para a planta é menor. Porém, repetidas vezes, possibilitando que apenas uma parte da superfície do solo fique molhada.
 
Mais do que compreender bem o sistema de irrigação, é fundamental conhecer a necessidade de hídrica de cada cultura e o dimensionamento hidráulico dos sistemas.


Antes de focarmos no sistema específico de irrigação localizada, faça uma pausa para assistir a palestra dos mestres José Demerval e Francisca Zenaide. Nela, os professores dão dicas importantes sobre como desenvolver projetos eficientes nos dias de hoje.

 
Irrigação localizada feita por gotejamento e por microaspersão


Existem diferentes técnicas de irrigação, nesse artigo falaremos sobre as duas principais. No sistema de irrigação por gotejamento a emissão é feita direcionando a água em baixas vazões diretamente sobre a região radicular da planta. Aliás, o sistema é instalado sobre tubos de polietileno, ou podem ser inseridos no momento em que os mesmos são fabricados. Já o sistema de irrigação localizada por microaspersão, tem como principal característica a composição de microaspersores que emitem a água em uma pequena superfície do solo.
Confira abaixo as principais vantagens da utilização destes sistemas:
 
- Maior eficiência do uso da água
 
- Maior Produtividade
 
- Maior disposição de água para as plantas
 
- Eficiência na adubação e controle de pragas
 
- Menor interferência nos tratos culturais
 
- Economia de mão-de-obra
 
- Fácil adaptação a diferentes tipos de topografia e solo

Limitações do sistema de irrigação localizada

Apesar de apresentarem muitas vantagens e um maior controle da quantidade de água fornecida às plantas, o sistema de irrigação localizada apresenta algumas limitações que devem ser avaliadas. Então, listamos algumas abaixo. São elas:
 
- Alto custo inicial de implantação
 
- Necessidade de manutenção prevenir entupimento
 
- Possibilidade de acúmulo de sais na superfície do solo
 
- Possibilidade de limitação no desenvolvimento da raiz da planta
 
- As linhas de polietileno podem ser danificadas por roedores e formigas
 
Existem muitos pontos importantes sobre irrigação que não podem ser ignorados. Portanto, o ideal é que você produtor rural, engenheiro agrônomo, técnicos agrícolas e demais profissionais envolvidos com a área agrícola, busquem conhecer cada vez mais sobre o assunto.

Qual tipo de irrigação escolher  

O melhor sistema de irrigação para a propriedade é sem dúvidas aquele que atende a demanda hídrica das plantas. Logo, o produtor rural terá uma diminuição dos custos e os rendimentos serão positivos. Para fazer a escolha acertada do tipo de irrigação localizada, é preciso levar em consideração fatores como:
 
- Tipo de solo da propriedade
 
- Disponibilidade de água
 
- Condições climáticas
 
- A cultura cultivada
 
- O manejo da irrigação

Gerenciamento do sistema de irrigação

Atualmente os sistemas de irrigação estão cada vez mais eficientes. Porém, independente do método escolhido, é importante colocar em prática um bom gerenciamento e monitoramento. Assim, ele possibilitará a diminuição dos desperdícios de água e consequentemente de dinheiro e tempo para o produtor. E mais, a manutenção dos sistemas também precisa de atenção especial, pois a produtividade agrícola em áreas irrigadas pode ser prejudicada por excessos ou falta de água para o desenvolvimento para a planta.
 
Você produtor rural, ou profissional da área agrícola precisa conhecer muito bem as características da cultura a ser irrigada. Além disso, os diferentes sistemas de irrigação localizada e as informações referentes ao comportamento pluviométrico da região em questão.
 
No curso de projetos de sistemas de irrigação do CPT Cursos Presenciais, você aprenderá na prática como identificar o mais adequado para diferentes culturas. Além disso, o dimensionamento e o processo de construção. Ou seja, quando o assunto for irrigação você será um profissional diferenciado.
 

Fonte: Irrigação.net , Agrosmart e embrapa

 

 

Agricultura

Artigos

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.