A utilização do biodiesel

O biodiesel é um combustível que pode ser usado em carros ou caminhões que tenham motores a diesel, produzido a partir de fontes renováveis, que atende as especificações da Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP). O biodiesel é feito a partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).

Produzido a partir da retirada do óleo das plantas, que posteriormente é misturado ao álcool ou metanol, e depois estimulado por um catalisador que é um produto que provoca a reação química entre o óleo e o álcool. Após, o óleo é separado da glicerina, usada na fabricação de sabonetes, e filtrado.

No Brasil existem varias espécies usadas na fabricação do biodiesel, como óleo de girassol, amendoim, mamona, soja, caroço do algodão, dendê, entre outros. Todas devem atender as especificações contidas no Regulamento Técnico nº 4/2012 da ANP.

O combustível é fabricado a partir de um processo químico chamado transesterificação. A glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera ésteres, nome químico do biodiesel, e glicerina que é o produto valorizado no mercado de sabões.

 

Fonte: www.biodieselbr.com

 

Conheça os cursos na área da agricultura e alavanque sua produção.

Saiba como planejar as estratégias de recuperação de áreas degradadas.

Biodiesel

Floresta e Meio Ambiente

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.