Principais fontes de poluição e degradação ambiental

Várias são as fontes de poluição do meio ambiente, que leva a degradação ambiental, como atividades agrícolas, atividades domésticas, esgotos, atividades de indústrias, dentre outros.

Nas atividades agrícolas há o uso de pesticidas, fertilizantes químicos e outras substâncias tóxicas que infiltram nos solos, levando a contaminação das águas subterrâneas, que por lixiviação, ou seja, pela extração ou solubilização dos constituintes químicos de uma rocha, mineral, solo, depósito sedimentar e outros e pela ação de um fluido percolante, são arrastados para os rios, causando danos ao meio ambiente.

Dentre as atividades domésticas que prejudicam o meio ambiente podemos citar o uso de detergentes que contenham fosfatos que nos ecossistemas aquáticos, propiciam o alto crescimento de fitoplâncton, algas e plantas, que se alimentam à base de nutrientes. Quando os nutrientes acabam, os organismos morrem e em decomposição consomem o oxigênio dissolvido na água, formando gases tóxicos.

Quando os esgotos domésticos e industriais são jogados diretamente há contaminação da água. As substâncias tóxicas, restos orgânicos, bactérias e vírus perigosos, entre outros, provoca a morte de muitos seres vivos, podendo transformar o rio num deserto biológico.

A contaminação do solo e da água prejudica as atividades agropecuárias, uma vez que não haverá qualidade seja para plantação ou pastagem.

 

Fonte: www.aguaonline.net

 

Saiba como recuperar áreas degradadas através do manejo, conservação e fertilidade do solo. Clique aqui!!

Entenda o manejo de sistemas de irrigação e obtenha melhores resultados.

 

Ecologia

Floresta

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.