Mato Grosso do Sul investe na geração de energia a partir da biomassa

A geração de energia limpa, renovável e que cause o menor impacto possível no meio ambiente, com o intuito de tornar o planeta mais sustentável, vem se tornando meta de países e governos de todo o mundo.  Mais do que um investimento, a alternativa é uma necessidade urgente em tempos de aquecimento global.

No Brasil, um exemplo local e de crescimento deste setor é no Mato Grosso do Sul, onde anualmente sobram cerca de 200 mil hectares de eucaliptos plantados.

E foi a partir disso que o governo do Estado e a Reflore têm incentivado empresários a investirem em energia a partir das sobras vindas das indústrias e destas florestas (biomassa), por meio de 13 projetos em andamento para que sejam viabilizadas termelétricas específicas que utilizem esta matéria prima. 

Para que os projetos saiam do papel, há inclusive um aporte financeiro de R$ 200 milhões provenientes do FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

O Estado, que tem forte tradição na produção de celulose, dentre outros segmentos, pretende também se tornar referência na produção de energias renováveis.

Um exemplo destes projetos vem da empresa BC Engenharia, que pretende instalar uma usina no município de Rio Pardo e gerar 330 megawatt por hora. Todos os projetos, para serem implementados, deverão passar por leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

 

Entenda mais sobre o uso de eucalipto para esses novos recursos aplicados. Clique aqui.

Fonte:BiomassaBioenergia

Economia Rural

Floresta

Floresta e Meio Ambiente

Legislações

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.