A influência da lua na agricultura

Poucas pessoas sabem que além do sol existe outro astro muito importante para a agricultura e estamos falando da lua, na verdade ela vai muito além de apenas ajudar na agricultura porque trás energias para animais, água, plantas e até mesmo para a terra.

Ela passa por quatro fases que conhecemos e que estão em nosso calendário, tratam -se da minguante, cheia, nova e crescente que são conhecidas pela beleza que proporcionam em nossas noites.

Com a ajuda do sol a lua consegue emitir as ondas que chegam a te a terra e causam todos os benefícios que estamos acostumados a ver, a minguante por sua vez influencia muito a terra e sua força é significante para nós por isso é que os mais velhos diziam que no período da lua minguante tudo o que estava debaixo da terra tendia a crescer, mas isso não ficou no passado até hoje ainda é assim e plantas como beterraba, cenoura, inhame, batata, cebola, e outras da mesma qualidade tendem a crescer bastante neste período.

Durante o período desta lua é bom tirar madeiras e bambus para construções porque vão ficar firmes visto que tudo vai se fortificar, as empresas ligadas a isso conseguem colher materiais muito bons para revendas e os clientes que conseguem comprar não têm problemas com eles. Quando está na fase nova à lua começa a exercer grande influência sobre a terra e a seiva, manifestando-se em maior quantidade na seiva das plantações é nesta faze que os fazendeiros costumam plantar couve, almeirão, cebolinha, plantas medicinais e espinafres que vão ficar ainda mais ricos em suas vitaminas e minerais e as medicinais vão ter mais forças para agir no corpo da pessoa podendo realizar seus principais afazeres no corpo das pessoas. Também é bom para o plantio de arvores nas quais serão utilizadas para retirar a madeira, são bem mais simples de crescer do que nos outros períodos e podem ser aproveitadas rapidamente por isso que em alguns lugares você pode ver que quando arvores são plantadas crescem rapidamente.

 

 

A lua crescente exerce uma ótima função diretamente no caule, nos ramos e também nas folhas fortificando as plantas que vai ficar mais fortes contra as pragas que as atacam em grandes quantidades principalmente em plantações extensas. Essa lua é muito boa para quem quer plantar tomate, feijão, pepino, milho, arroz, abobora, jiló, quiabo e até mesmo cereais que vão ficar simples para serem podados e terem o crescimento acelerado. Vale ressaltar que em especial quem se destaca mesmo nesta época é o tomate que vai produzir mais, tendo suas pencas próximas uma das outras diferente das outras estações lunares que diminuem a velocidade do crescimento.

A lua cheia é muito boa porque é onde a terra sofre influência máxima dos poderes da lua, mas infelizmente isto acontece apenas nos primeiros dias porque depois de sofrer com o impacto da minguante ela deixa de mandar toda a energia que pode. Esse é um ótimo período para quem quer plantar repolho, couve-flor, alface e outras plantas hortaliças parecidas.

 

Fonte: Site Blogers.com.br

Agricultura

Curiosidades

Cursos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.