Irrigação no inverno: por que é importante ficar de olho?

Fazer com que uma plantação tenha um bom sistema de irrigação é fundamental para o sucesso de qualquer cultivo, visto que a água é um dos componentes mais importantes para as plantas. Todavia, durante temperaturas mais baixas, os produtores precisam redobrar a atenção e adotar medidas para manter a irrigação no inverno. 

 

Mudanças climáticas podem causar prejuízos na agricultura, acarretando problemas na economia e na produção alimentar. O que muitos não sabem é que durante a estação mais fria que as plantações vivem o período de desaceleração metabólica. Logo, a irrigação durante o inverno também é muito importante. 

 

Veja neste artigo porque você não deve abrir mão dessa etapa e confira algumas dicas para executar a irrigação nesta época. 

 

Importância de manter a irrigação no inverno

 

A irrigação nos períodos com temperaturas mais baixas pode evitar alguns danos. De fato, os prejuízos vão depender tanto da fase da cultura quanto da intensidade do fenômeno climático. Entretanto, essa época é mais suscetível a acontecer a morte das plantas ou de parte delas por conta do congelamento dos tecidos vegetais devido à baixa temperatura. 

 

Durante o inverno o metabolismo das plantas desacelera. Isso acontece em todos os lugares do Brasil, mesmo em regiões que têm pouca variação nas estações. As plantas recuam no processo de desenvolvimento e floração para acumular energias e nutrientes para florescer na primavera e verão. Como consequência da desaceleração, elas ficam mais frágeis e vulneráveis ao tempo.

 

Dessa forma, a irrigação atua de maneira importante para a cultura, especialmente no sentido de diminuir os danos da geada. Porém, vale reforçar que o sistema deve atuar de maneira preventiva, começando dias antes da geada A irrigação no inverno jamais deve acontecer apenas no dia que antecede uma previsão de geada ou, ainda, durante sua ocorrência, pois pode potencializar ainda mais os danos. Portanto, a primeira dica para o agricultor é acompanhar a meteorologia para se planejar. 

 

Entendendo como ocorre a geada

 

A geada é um fenômeno atmosférico que ocorre quando a temperatura atinge 0ºC sobre as superfícies expostas. Sua formação acontece através do congelamento direto do vapor d'água existente na atmosfera.  

 

Após o congelamento do orvalho, o vapor d’água do ar em contato com a superfície fria passa diretamente para o estado sólido, se depositando sobre as superfícies e conferindo um aspecto esbranquiçado sobre a paisagem. O fenômeno provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos).

 

Quando se forma apenas uma camada de gelo na superfície chama-se geada branca. Já quando a seiva das plantas congela é conhecida como geada negra, também considerada a mais devastadora para as plantações. No Brasil este tipo de geada só ocorre em cidades bem frias, tais como as cidades serranas do sul.

 

Como amenizar os danos do inverno na agricultura?

 

As estratégias de irrigação são grandes aliadas para amenizar problemas causados pelo frio e pela geada. O sistema mais indicado é o por aspersão. A técnica oferece mais eficiência, mas deve ser utilizada de forma uniforme e em um momento específico na plantação para que a aplicação da água tenha efeito.

 

A irrigação por aspersão consiste em simular a queda de água como se fosse a própria chuva, através do aspersor que expele água para o ar, distribuindo-a de cima para baixo, contemplando não só as plantas como o solo também. Alguns tipos de irrigação que fazem parte desse sistema são:

 

  • Aspersão convencional;

  • Aspersão mecanizado: subdividido em Linha Lateral Móvel e Pivô Central. 

 

Para aprender a montar um plano de irrigação no inverno ou em outras estações do ano da maneira adequada, é necessário se manter atualizado. Aprofunde seus conhecimentos em cada tipo de cultura e saiba como reduzir seus custos e aumentar a sua rentabilidade com o Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação.  

 

Fontes: Revista Cultivar, Irrigat, Jacobucci, Cafeicultura.

 

Agricultura

Artigos

Destaques

Irrigação

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2022 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.