Bem-estar animal e a importância na pecuária

O bem-estar animal é um conceito usado para indicar como um animal está lidando com as condições em que vive. Proporcionar uma vida digna e livre de sofrimento ao gado é imprescindível para alcançar melhores resultados em termos de produtividade, por isso o bem-estar está entre uma das principais temáticas dentro da pecuária.

 

Saber interpretar as necessidades do animal, evitar doenças e seguir algumas outras medidas dentro do manejo já possibilita uma melhor qualidade de vida do rebanho. Portanto, investir em boas condições para a lida também é uma maneira de garantir mais economia para a fazenda. 

 

Dentro dessa temática, é comum dividir o bem-estar animal em cinco liberdades. Conheça quais são e porque elas são importantes quando falamos em criação de gado. Boa leitura!

 

5 liberdades do bem-estar animal

 

Em 1964, a jornalista e veterinária inglesa, Ruth Harrison, escreveu o livro Animal Machines propondo alguns padrões mínimos e básicos que deveriam fazer parte da qualidade de vida do animal. Desde então a discussão vem ganhando espaço por empresas, governos e consumidores. 

 

No Brasil não é diferente. Com a bovinocultura brasileira sendo um dos principais destaques do agronegócio mundial, conhecer as práticas recomendadas é fundamental para pecuaristas e criadores. São elas:

 

  • Liberdade Nutricional

  • Liberdade Comportamental

  • Liberdade Ambiental

  • Liberdade Psicológica

  • Liberdade Sanitária

 

Liberdade Nutricional

 

O conceito pode ser definido como a garantia do animal de estar livre de sentir fome ou sede, além de poder ter fácil acesso a esses bens na propriedade. Importante ressaltar que a alimentação é a base para o desempenho final de toda a cadeia produtiva. Os criadores devem oferecer todas as vitaminas e nutrientes necessários para que os animais consigam manter o bom funcionamento do seu organismo, bem como se desenvolver com saúde.

 

Liberdade Comportamental

 

Essa prática visa respeitar as características próprias das espécies dos animais, garantindo liberdade para se comportar naturalmente. Por isso, a propriedade deve ter espaço suficiente e instalações adequadas, bem como manter a companhia de outros da sua própria espécie.


 

Liberdade Ambiental

 

Os animais precisam estar livres de desconforto para terem bem-estar. Portanto, é necessário um ambiente com espaço amplo, conforto térmico e superfícies adequadas. O gado deve estar protegido de chuvas e calor, além de ter um local para descansar. 

 

Liberdade Psicológica

 

O sofrimento físico não é o único que precisa ser evitado. Nenhum animal deve ser submetido a condições que o leve ao sofrimento mental, cause estresse ou gere medo. Por isso, garantir liberdade psicológica é evitar sentimentos negativos que além de fazer mal à saúde mental, também causará prejuízos no rendimento. 

 

Liberdade Sanitária

 

O último conceito das cinco liberdades do bem-estar animal diz respeito à prevenção de doenças, ferimentos e dor no mesmo. Pecuaristas, criadores e médicos veterinários devem se comprometer a oferecer cuidados médicos, vacinação e, claro, diagnóstico e tratamento rápido e seguro sempre que preciso. 

 

Estratégias de manejo que devem ser adotadas

 

A partir desse artigo, percebe-se que a produtividade do gado está ligada com a qualidade do manejo recebido. Manter as práticas de bem-estar animal ajudará no lucro da fazenda, uma vez que o rebanho estará se desenvolvendo de maneira saudável e produzindo um produto final com maior qualidade.

 

As estratégias de manejo podem ser adotadas de acordo com o princípio das cinco liberdades, porém também é necessário ter uma equipe qualificada, conhecimento em fatores alimentares e contar com boas instalações. Mesmo com tudo isso, ainda é possível vivenciar situações de emergência. 

 

Nessas horas, prestar a assistência correta será um diferencial para garantir qualidade de vida e recuperação aos animais. Saiba como agir diante de qualquer urgência com bovinos clicando aqui!

 

Fontes: Comunidade Gado de Leite, MF Magazine, CBPA, Certified Humane Brasil

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.