Melhoramento genético bovino: práticas e benefícios

Trabalhar com melhoramento genético bovino possibilita a criação de um rebanho mais eficiente e, consequentemente, gera uma melhor lucratividade na produção. Os estudos da ciência aliados à tecnologia permitiram o aprofundamento em biotécnicas que hoje em dia são tendências na pecuária brasileira.

 

Nesse sentido, para ter um rebanho bem sucedido é importante se manter atualizado diante das melhores práticas e saber montar o devido planejamento. Colocar tudo isso em prática nem sempre é fácil e acaba sendo a dúvida de muitos produtores e técnicos. 

 

Ao longo deste artigo vamos apresentar as principais tendências do melhoramento genético bovino e confirmar se realmente vale o investimento. Confira!

 

O que é o melhoramento genético bovino?

 

É chamado de melhoramento genético a via da ciência que tem como objetivo desenvolver características precisas de determinadas linhagens, através da seleção e da reprodução. A partir das combinações genéticas favoráveis no rebanho é possível aumentar a produtividade e gerar retorno econômico.

 

A seleção consiste na escolha dos melhores animais com base em parâmetros reprodutivos, como comportamento sexual, avaliação do sêmen e etc. Já a reprodução resulta na concepção, gestação e nascimento do bezerro, matéria prima para a produção de carne. 

 

Para saber quando fazer o melhoramento genético, é necessário saber qual o objetivo do produtor. Se estiver buscando mais rusticidade, desempenho, resistência a parasitas e doenças, eficiência alimentar e qualidade em seus produtos, é hora de pensar em estabelecer um programa na propriedade.

 

Principais tendências do melhoramento genético em gados

 

O aprimoramento dos estudos genéticos permitiram o surgimento de algumas biotecnologias aplicadas ao melhoramento. Atualmente três técnicas são mais buscadas por pecuaristas. São elas:

 

  • Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)

  • Fertilização in vitro (FIV)

  • Transferência de embriões (TE)

 

A IATF é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. É usada a fim de promover a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas. A técnica se difere da inseminação artificial convencional porque nesta é possível inseminar a fêmea independentemente da manifestação do cio. 

 

Outros métodos igualmente satisfatórios são a fertilização in vitro (FIV) e a transferência de embriões. A FIV, que também pode ser aliada à IATF e a TE, é utilizada para realizar a fecundação dos oócitos coletados de fêmeas doadoras pré-selecionadas com sêmen bovino de alta qualidade genética em um laboratório. 

 

A biotécnica ainda apresenta vantagens como diminuição de intervalos entre as coletas, qualidade genética do embrião, resistência ao congelamento e aceleração do melhoramento genético. 

 

Por fim, mas não menos importante, a transferência de embriões em bovinos foi introduzida com o objetivo de aumentar a capacidade de a fêmea de produzir óvulos férteis, aumentando consequentemente o número de descendentes. A partir dela é possível selecionar zootecnicamente as doadoras, observar o estro das doadoras e das receptoras quanto à regularidade e intensidade e coletar e selecionar os embriões. 

 

Vantagens do uso de biotécnicas na reprodução bovina 

 

O melhoramento genético bovino é um investimento que vale a pena, visto que os benefícios compensam os valores. As técnicas podem ser aplicadas independente do tamanho do rebanho e da raça de bovino, então pode ser uma oportunidade para diversos tipos de pecuaristas.

 

Além disso, o melhoramento genético impacta a produção positivamente, pois permite a  padronização do rebanho, ter um melhor controle sobre os dados dos animais, melhora o desempenho e resistência dos bovinos, entre outros.

 

Tem interesse em começar a  aplicar biotecnologias no seu rebanho? Dê o primeiro passo com a inseminação artificial clicando aqui e se capacite na área! 

 

Fontes: IRancho, Fundação Roge, Nutrição Saúde Animal, Nutrição Saúde Animal 2, Rehagro, Blog Premix, Cursos CPT, Shop Veterinário.

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.