Conheça e evite as principais causas de mortalidade de bovinos

Infelizmente as taxas de mortalidade de bovinos no Brasil ainda apresentam números significativos, sendo motivo crescente de preocupação para pecuaristas. O número de mortos é de grande importância econômica em todas as categorias. Por mais que as perdas no rebanho sejam comuns, é fundamental saber reconhecer quando a situação está em nível de alerta.

 

A taxa de mortalidade em um rebanho também é um indicador do conforto do animal. Ela expõe para o pecuarista que alguma etapa anda comprometida e representa um grande desafio nas fazendas leiteiras. Para evitar os elevados custos da reposição animal, é necessário conhecer as causas que podem levar os bovinos à morte para saber evitá-las. 

 

Ficou interessado? Continue a leitura do artigo abaixo e mude essa realidade na sua fazenda!

 

Principais causas de morte em bovinos

 

As causas de óbito em um rebanho podem advir de diversos fatores. Entretanto, algumas situações acometem animais com mais frequência e merecem destaque. 

 

Uma delas é a contaminação pelo consumo de plantas tóxicas. No Brasil algumas espécies como cipó-preto, samambaia e café-do-mato são conhecidas pela intoxicação em bovinos. Os princípios ativos presentes nessas plantas agem de maneira rápida no organismo do animal e o resultado pode ser fatal. 

 

Os sintomas de intoxicação variam de acordo com a planta ingerida, porém, convulsão, mugidos extremos, quedas súbitas e tremores são alguns indícios. A melhor maneira de evitar esse mal é a prevenção, limitando o pasto apenas em áreas seguras, sem fluxo de novas plantas e também animais peçonhentos.

 

Além disso, outra situação que colabora para o aumento da taxa de mortalidade de bovinos são as doenças no rebanho:

 

Botulismo

 

Conhecida popularmente como “doença da vaca caída”, deixa o animal debilitado. A causa se dá pela bactéria Clostridium botulinum encontrada no lixo, restos de animais mortos e água contaminada. A principal maneira de prevenir é a vacinação.

 

Manqueira

 

É uma doença infecto-contagiosa que causa inflamação nos músculos, levando o animal a mancar. Casos mais avançados podem causar a morte. O nome científico da doença é carbúnculo e a vacinação em dia também é a melhor maneira de prevenção.

 

Enterotoxemia

 

É uma afecção que ataca o intestino e tem alta taxa de mortalidade na pecuária. Está relacionada a dietas que não são balanceadas, e se agrava com o alto índice de amido. Existem dois tipos: Enterotoxemia Clostridium perfringens tipo C e a Enterotoxemia Clostridium perfringens tipo D. A vacina e o controle da alimentação são as principais formas para evitar.

 

Timpanismo

 

Bem como a doença anterior, o timpanismo também tem origem na alimentação. A enfermidade é uma das primeiras suspeitas quando o animal fica com estufamento, vive em sistema de confinamento e tem os grãos como base alimentar. Animais com leguminosa na dieta e/ou alimentos ricos em saponina, pectinas ou taninos, também estão sujeitos a desenvolver o problema. 

 

Alguns sinais que demonstram o agravamento do timpanismo são dificuldade ou nenhuma locomoção, aumento de volume na região do abdômen, dificuldade de respirar e a morte. 

 

Além dessas doenças, problemas no parto, enroscamento em cercas e picada de cobra também estão na lista de causas de mortalidade de bovinos.

 

Como agir em caso de emergência?

 

A maioria dos problemas que levam ao aumento da taxa de mortalidade de bovinos podem ser evitados com ações preventivas de manejo. Todavia, é indispensável que o pecuarista saiba reconhecer os principais riscos e sintomas de situações que podem ter como consequência a perda de um animal. 

 

A melhora do conforto requer investimento e constante treinamento da mão-de-obra tanto para a realização do diagnóstico precoce quanto para agir em caso de emergência. Nesse sentido, um grande aliado é o conhecimento prático em primeiros socorros. Quer aprender como salvar a vida dos animais da sua fazenda? Clique aqui e conheça o curso que vai te preparar para enfrentar qualquer situação!

 

Fontes: Boi Saúde 1, Boi Saúde 2, Zootecnia Brasil, Milk Point. 

 

Artigos

Bovinos

Bovinos de Corte

Bovinos de Leite

Destaques

Pecuária

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.