Aplicativo digital está sendo criado para manejo de plantas daninhas.

MONSANTO tem investido em Agricultura de precisão, criando um aplicativo digital para manejo de plantas daninhas. O manejo de plantas daninhas é encarado pela Monsanto dentro de uma visão mais ampla.

"Consideramos as culturas e coberturas que entrarão no sistema agrícola do produtor, o conhecimento do ciclo e da biologia das plantas daninhas, as tecnologias atuais disponíveis, as práticas culturais e as opções de herbicidas mais sustentáveis, econômicos e de menor impacto ambiental e na produtividade, buscando atuar na causa do problema de uma maneira preventiva e/ou corretiva. O aplicativo tornará possível que o produtor sempre obtenha informações atualizadas sobre essas importantes questões", declara Júlio Negreli, gerente de Estratégia da Monsanto e líder da iniciativa de soluções de manejo. "Acreditamos que a difusão de um único sistema, simples, que esteja de acordo com a recomendação dos principais pesquisadores do país e que ainda alie um custo competitivo, poderá ser executado facilmente pelo agricultor, com bons resultados no curto e no longo prazo."

O aplicativo traz uma árvore de recomendações, que indica as ações ideais conforme a região, a cultura, a plantação de inverno e a cultura invasora. Por enquanto, o Sistema Roundup Ready Plus está disponível para o Sul Alto (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná) e Sul Baixo (Oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul), mas, em breve, também trará recomendações para regiões produtoras do Cerrado. Além disso, o aplicativo traz a possibilidade de atualização imediata de informações como a previsão do tempo e as cotações dos produtos agrícolas, dados fundamentais para o dia a dia do produtor. O sistema estará disponível, dentro de alguns dias, para download gratuito na Apple Store.

Segundo Negreli, o objetivo da Monsanto é fazer a melhor recomendação técnica ao produtor, buscando sempre a longevidade da plataforma Roundup Ready e de todos os benefícios que ela oferece. "Queremos que o produtor adote um sistema que visa a eliminar o problema de resistência de plantas daninhas ou evitar que ele venha a ocorrer. A ideia é levar ao agricultor uma recomendação tecnicamente precisa, de forma que ele possa decidir, dentro de um sistema testado e aprovado, qual produto comercial ele prefere usar segundo o princípio ativo mais recomendado para a sua situação", explica.

Indicações para quem enfrenta o problema de plantas daninhas

Por meio do Sistema Roundup Ready Plus, a Monsanto recomenda aos produtores que enfrentam problemas de resistência de plantas daninhas: Manejo apropriado dos herbicidas

- Utilizar herbicidas com pouca atividade residual no solo;

- Otimização da dose, época e número de aplicações;

- Minimizar a aplicação de herbicidas específicos, evitando o uso contínuo de produtos com o mesmo mecanismo de ação;

- Rotação de herbicidas com mecanismos de ação diferenciados;

2. Rotação de culturas, quando apropriado;

3. Monitoramento após aplicação dos herbicidas;

- Monitorar manchas de plantas daninhas com padrão diferente com problemas de aplicação;

- Eliminar focos iniciais de resistência (evitar produção de sementes);

4. Utilizar práticas não químicas que objetivem o fortalecimento da capacidade competitiva da cultura, representada pelo seu rápido estabelecimento e desenvolvimento;

5. Prevenção da disseminação de sementes por meio do uso de equipamentos limpos e sementes certificadas, entre outros.

"O compromisso da Monsanto é melhorar a vida dos agricultores, ajudando-os a produzir mais, conservando os recursos naturais. Auxiliamos nossos clientes a obter o máximo de vantagens e benefícios das tecnologias e produtos por nós disponibilizados. O Sistema Roundup Ready Plus é um exemplo", finaliza Antônio Smith, diretor de Proteção de Cultivos da Monsanto.

 

Fonte: Site Rural Pecuária    

Agricultura

Áreas

Biotecnologia

Notícias

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.