Minas Gerais exporta produtos apícolas

Houve um aumento em torno de 50% das exportações de mel natural e cera de abelha, produzidos em Minas Gerais, no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado.

Essas vendas foram destinadas a oito países, sendo o Japão, Alemanha e Estados Unidos os principais compradores, conforme assegura Márcia Aparecida de Paiva, assessora técnica da Spea, destacando-se a Alemanha, como sendo o que mais importou os produtos, registrando um aumento de 490%, e ultrapassando o Reino Unido. Afirma, também, que essa exportação, principalmente, do mel natural é crescente desse 2008.

Já as exportações da cera de abelha, e seus derivados, incluindo a própolis, ficaram na casa dos 43%, tendo atingido o maior valor histórico, o que denota grande aceitação desses produtos no mercado internacional, destacando-se, neste caso, o Japão, como sendo o maior importador.

De acordo com o presidente da Associação Apícola de Minas Gerais (APIMIG), Ricardo Wagner Bernardes Ribeiro, o mel produzido em Minas Gerais é cada vez mais valorizado no mercado externo. Afirma, ainda, que o Brasil é um dos poucos países que oferecem o mel com as características orgânicas preservadas, pois não há necessidade de tratamento químico em sua conservação, como acontece em outros países produtores, para combater problemas na produção do mel.

Sabe-se que as abelhas dos criatórios mineiros são muito resistentes, o que não causa maiores dificuldades, reafirma o presidente da APIMIG.

  Fonte: Globo Rural Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso de Desenvolvimento e Produção Sustetável da Agricultura Familiar em seu Município

 

Veja outras publicaçõe da Revista Agropecuária:

Saiba um pouco mais sobre a própolis

Volume de mel exportado pelo Brasil cresce mais de 80% em maio Abelhas - como vivem    

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Economia Rural

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.