Nova cultivar de arroz, resistente a praga do arroz vermelho, chega no mercado no mês de agosto

O arroz BRS Sinuelo CL é fruto de mais uma parceria entre a BASF, empresa química líder mundial, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a principal companhia brasileira de pesquisa e tecnologia agrícola. A nova cultivar, que se destaca, principalmente, pelo combate à praga do arroz vermelho, está em fase final de produção de sementes e chegará ao mercado a partir de agosto. "Para a safra 2011/2012, prevista para iniciar em setembro, a nova cultivar adaptada ao Sistema de Produção Clearfield® terá o papel de ajudar os orizicultores gaúchos a se livrarem da infestação do arroz vermelho. A planta invasora causou diversos prejuízos no Rio Grande do Sul, nas últimas décadas", alerta o pesquisador Ariano Magalhães, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS).

Em reunião técnica realizada em Pelotas, no dia 6 de julho, representantes de empresas sementeiras, responsáveis por multiplicar as sementes da cultivar apresentaram as características do BRS Sinuelo CL que trarão vantagens ao agricultor: a excelente produtividade - principalmente, na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul -, a resistência ao acamamento de plantas, às principais doenças do arroz e ao degrane, a ausência de pilosidade, melhor reação a problemas de toxidez por ferro.e, ainda, a qualidade do grão e rendimento industrial

A variedade foi desenvolvida para o Sistema Clearfield®. Neste modelo, o arroz está preparado para receber doses do herbicida Only®, que combate o arroz vermelho e preserva as plantas produtoras. Testes de campo feitos nas seis principais regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul apontam para uma produtividade média de 8,3 mil kg/ha. As sementes do arroz foram produzidas em 13 propriedades espalhadas pelo território gaúcho, em um total de 800 hectares.

A realização do encontro serviu para trocar informações sobre o manejo e produção da nova cultivar. A partir dos resultados obtidos na safra 2010/2011, é possível ter boas expectativas para a próxima safra. "Com a introdução de mais esta cultivar para o Sistema Clearfield® na safra 2011/12, os produtores de arroz terão mais uma alternativa não só para o controle do arroz daninho, mas também para o escalonamento da época de colheita, em função da duração de ciclo diferenciado em relação às demais variedades com características de resistência ao herbicida Only®", completa o gerente de projetos Clearfield® da BASF, Airton Leites.

Arroz Vermelho - Planta da mesma espécie do arroz cultivado, com coloração avermelhada, cuja presença diminui a qualidade física do arroz produzido. Ao se reproduzir dentro de uma lavoura de arroz, afeta a produtividade da área, tornando-se uma planta invasora com alto nível de proliferação.

  Fonte: Revista Fator  

Conheça o Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

  Veja outras publicações da Revista Agropecuária: Código genético da batata é desvendado Agricultores familiares mineiros experimentam cultivares de milho mais produtivas Utilização do silício diminui uso de agrotóxicos  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail:

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2020 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.