Assentamentos da Grande São Paulo percebem lucros ao produzir frutas sem defensivos agrícolas

Os assentamentos rurais da grande São Paulo começaram a produzir uva pelo sistema orgânico, economizando até 28,5% comparado com o sistema convencional, numa alternativa para se ganhar o mercado. Neste ano, estima-se a colheita de 7 mil caixas de 3 quilos de uva, produzida sem agrotóxicos, sendo que serão vendidas a R$ 5,00 o quilo, enquanto o preço da uva convencional gira em torno de R$ 7,00 o quilo, no mercado.

No preparo do solo para o plantio da uva, os assentados dispensaram produtos químicos e utilizaram apenas torta de mamona e pó de osso. O combate às pragas foi feito com uma solução de sulfato de cobre. Os assentados também evitam carpir entre as videiras. "Esse mato em volta é diversidade e evita a proliferação de pragas", explica Flávio Barbosa de Lima, um dos lideres do assentamento.  "Nem formiga atacou. Só tivemos perdas com os pássaros, mas, mesmo assim, eu não cheguei a perder nem dez cachos de uva".

Lima acredita que, com o bom resultado desta safra, outros produtores vão aderir à viticultura. Um deles é José Roberto Alves da Silva. "Quero plantar pelo menos mil pés de uva", planeja. Ele já pratica a agricultura orgânica: plantou 70 pés de berinjela, usando apenas esterco como adubo e ficou satisfeito com a colheita.

Além da uva, os agricultores de um dos assentamentos cultivam outras espécies frutíferas, como banana, limão e jaca. E toda a produção é agroecológica, seguindo os princípios do desenvolvimento sustentável.

Fonte: MDA Adaptação: Revista Agropecuária  

Conheça o Curso Prático de GPS para Gerenciamento na Agropecuária

  Veja outras  notícias na Revista Agropecuária: Melão do Rio Grande do Norte pode conquistar indicação geográfica Manejo e conservação da palhada em Sistema de Plantio Direto Eucalipto, no Paraná, ameaça araucária.  

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.