Planta Carnívora rara pode devorar até pequenos animais

Uma planta meio incomum foi declarada nova espécie no Reino Unido. Se trata de uma planta carnívora chamada de "dama de copas", que pode alcançar até 2,5m de altura, podendo até se alimentar de pequenos animais, como roedores. A planta foi exibida pela 1ª vez há sete anos, em uma feira botânica no Reino Unido.

A Nepethes robcantleyi caracteriza-se  por ter uma estrutura em forma de jarro com cerca de 40 cm de altura, dentro dela há ácido hidroclorídrico e enzimas (composição similar ao estômago humano) capazes de digerir insetos, pequenos mamíferos e répteis que caírem dentro dela. Segundo o doutor Martin Cheek, especialista em classificação de plantas dos Jardins Botânicos Reais, em Kew, a identificação da espécie como nova ocorreu após sua exposição. A espécie foi descoberta por Rob Cantley, ex-policial que atuou em Hong Kong (quando a ilha pertencia ao Reino Unido) e a achou nas Filipinas.

A Dama de copas nunca mais foi encontrada nas Filipinas e a floresta onde ela foi achada pela primeira vez foi desmatada - o que leva indícios que a espécie já está extinta na natureza.

 

Fonte: Jornal do Brasil Adaptação: Revista Agropecuária    

Conheça o Curso de Recuperação de Áreas Degradadas - Manejo, Conservação e Fertilidade do Solo

 

 

Veja outras  publicações na Revista Agropecuária:

MAPA cria nova Norma para controle da Broca Conígera em madeira EUA libera a entrada do etanol brasileiro em 2012, sem mais tarifas Conheça as vantagens da Fertirrigação

Agricultura

Curiosidades

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2019 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.