Tomar café pode reduzir o risco de câncer nas mulheres

Uma nova pesquisa, realizada pela Universidade de Harvard (USA), mostrou que mulheres que tomam 4 ou mais xícaras de café por dia, durante um longo tempo, possuem 25% menos de chance  de contrair câncer endometrial. Recomenda-se, entretanto, o cuidado com o açúcar e o creme extra.

Segundo YoujinJe, doutorando da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e principal autora do estudo, "O café contém muitos compostos biologicamente ativos, incluindo os ácidos fenólicos e a cafeína, que têm uma potente atividade antioxidante e podem afetar o metabolismo da glicose e os níveis de hormônios sexuais, que estão relacionados com o risco de câncer endometrial". Isso vem confirmar o que vários estudos epidemiológicos já haviam demonstrado, que as mulheres, com alto consumo de café, tinham menores níveis desses hormônios, comparado com aquelas que bebiam pouco ou nada de café. Daí surgiu a hipótese de que o consumo alto de café poderia reduzir o risco desse tipo de câncer.

A pesquisa  foi publicada na revista Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, e conclui que beber café, dado seu estendido consumo, pode ser uma estratégia adicional para reduzir o risco de câncer endometrial. "Não recomendamos que as mulheres bebam mais café somente para reduzir o risco de câncer de endométrio. No entanto, as mulheres que consomem café devem ter a certeza de que esta bebida, em geral, não é uma substância nociva e pode, inclusive, oferecer alguns benefícios para a saúde", afirma a pesquisa.

  Fonte: Agência Efe Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

 

Veja outras publicações da Revista Agropecuária:

Cana-de-açúcar reduz custos na alimentação de bovinos leiteiros Produtor, já está atento à escolha de cultivar de soja para safra 2012/2013? Entenda por que o Agronegócio é tão importante para o Brasil

 

Quer ficar informado? Cadastre-se e receba nossas novidades diariamente!

Digite seu e-mail: 

Agricultura

Café

Curiosidades

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Portal Suínos e Aves Tecnologia e Florestas
© 2024 Revista Agropecuária. Todos os Direitos Reservados.